fbpx

Peixinhos da horta

Estes peixinhos da horta fazem-me lembrar a minha avó. A minha avó nunca fez os peixinhos da horta como costumamos comer nos restaurantes com o feijão verde inteiro. Ela pica o feijão verde e faz tipo uma patanisca.

E eu sempre adorei os peixinhos da horta assim, e gosto especialmente porque pude incluir na alimentação da minha filha desde cedo. É uma receita fantástica para oferecer na introdução da alimentação complementar a partir dos 6 meses porque o bebé consegue agarrar com a mão e comer sozinho.

Esta receita é uma adaptação da receita da minha avó (que é feita com farinha de trigo branca e bacon). Leva farinha integral, ovos e dou sabor com cebola e alho (para bebés a partir de 1 ano com um pouco de sal e pimenta também).

Como cortar o feijão verde. Para bebés mais pequenos, deve cortar esses pedaços em 2, 3 ou 4 pedaços menores

Receita

Ingredientes

200g de feijão verde

2 ovos

4 colheres de sopa de farinha de espelta integral

1/2 cebola média

2 dentes de alho

1/2 colher de chá de fermento

Sal e pimenta a gosto

Azeite

Esta é a consistência da massa. É suposto ficar um pouco líquida. Quando a massa fica demasiado espessa, os peixinhos da hora ficam secas depois de feitos.

Modo de preparo

Cortar o feijão verde em fatias fininhas (como na foto) e cozê-lo em água até estar macio.

Retirar o feijão verde da água e deixar arrefecer.

Picar a cebola em cubos bem pequenos e ralar os dentes de alho.

Num bowl adicionar os ovos e mexer bem.

Depois adicionar o feijão verde, a cebola, alho, sal, pimenta e por fim a farinha e o fermento.

Misturar tudo e reservar durante 15 minutos a meia hora. Isto vai permitir que o fermento faça efeito e os peixinhos da horta fiquem mais fofinhos.

Aquecer uma frigideira com um pouco de azeite e grelhar os peixinhos da horta (usar uma colher para transferir a massa).

Adaptação para bebés +6 meses:

BLW: Não precisa adaptar. Só não pode incluir sal e pimenta. Faça os peixinhos da horta em tamanho menor para o bebé conseguir agarrar com a mão.

Convencional: Se ainda só faz sopas, esta receita não dá para adaptar mas aproveite a cebola, alho e feijão verde para fazer a sopa do bebé. Pode pensar nos acompanhamentos de forma a serem os mesmos que for usar na sopa.
Se já começou a evoluir texturas pode fazer um ovo mexido com o feijão verde bem picado.

Ideias para servir

Peixinho da horta, millet com abóbora e salmão

Peixinhos da horta com bife de vaca e puré de cenoura e batata doce

Peixinhos da horta com millet com abóbora assada e cogumelos com miso

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Um comentário em “Peixinhos da horta

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: