Este puré de mandioca e peixe pode ser oferecido a bebés desde os 6 meses. É muito semelhante a uma açorda, só que é feita com farinha de mandioca e por isso, sem glúten/trigo e apta para bebés alérgicos a trigo ou celíacos.
Sempre que a minha mãe fazia peixe assado, pedia sempre a cabeça do peixe à parte e fazia este puré para acompanhar. Também ganhei este hábito, e sempre que compro peixe fresco, peço a cabeça à parte para fazer caldo de peixe.
No Brasil, este puré chama-se pirão de peixe. E a verdade é que o pirão é um puré delicioso e com uma consistência fantástica para bebés, mesmo os que fazem introdução alimentar tradicional. Para o resto da família, é um acompanhamento delicioso para um peixe assado ou filetes de peixe.
O que leva este puré?
A base deste pirão é muito simples e leva apenas:
Caldo de peixe (feito com a cabeça do peixe)
Cebola e alho
Tomate
Coentros
Peixe (da cabeça, desfiado)
Mas eu também gosto muito de incluir vegetais. Algumas ideias: abóbora, brócolos, cenoura e até beterraba.
A partir de que idade os bebés podem comer mandioca?
A mandioca pode ser introduzida desde os 6 meses e é uma ótima alternativa à batata. É fonte de hidrato de carbono, importante para dar energia ao bebé, e vitamina C para suportar o sistema imunológico e aumentar a absorção de ferro de fontes vegetais (não heme).
Pode ser oferecida cozida em pedaços para baby-led weaning (BLW), em puré (cozida e esmagada com um fio de azeite e leite materno) ou assim em farinha e cozida tipo açorda.

Puré de mandioca e peixe
Utensílios
- tacho
Ingredientes
- 1 cl sopa azeite
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 3 tomates maduros
- meio molho de coentros (talos e folhas separadas)
- 1 cabeça de peixe (~300-400g)
- 2l água
- floretes de um brócolos pequeno
- 1 cup farinha de mandioca
modo de preparo
- Picar cebola e alho e talos de coentros.
- Refogar com o azeite.
- Cortar os brócolos em floretes bem pequenos, exceto 2 que vai deixar inteiros (para oferecer à parte ao bebé).
- Juntar tomate e brócolos em floretes bem pequenos. Refogar mais 5 a 10 minutos.
- Adicionar a cabeça, a folha de louro e a água e cozer 20 min.
- Retirar cabeça e desfiar carne. Reservar.
- Coar o refogado e retirar qualquer pedaço de pixe ou espinhas.
- Levar esse refogado novamente ao tacho. Juntar a farinha ao refogado e misturar bem.
- Adicionar 4 chávenas de caldo e cozer sempre a misturar até obter uma papa. Adicionar mais caldo se necessário.
- Quando estiver na consistência desejada, juntar o peixe desfiado, os coentros picados, um pouco de leite de coco ou iogurte de coco (opcional) e servir.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.