fbpx

Quinoa asiática

Adoro arroz frito tipo chinês (os chamados “stir fry”). É prático, muito fácil de fazer e super versátil (pode usar apenas vegetais, incluir tofu, proteína animal, variar tanto a proteína como os vegetais).

De vez em quando gosto de substituir o arroz por quinoa. Faço esta receita, ou variações dela, desde que a Madalena tem seis meses: apenas separava a parte dela antes incluir o molho de soja. A partir dos 18 meses mais ou menos comecei a introduzir o aminos de coco, que embora tenha muito sal, tem muito menos sal que a soja). Fazia uma mistura de aminos com água e nós depois completávamos com mais aminos de coco na mesa.

A partir dos 2 anos, quando fizer este tipo de pratos, pode começar a introduzir os pauzinhos para a criança praticar. Há opções fantásticas para crianças à venda.

Receita

Ingredientes

1 chávena de quinoa

2 a 4 chávenas de caldo de vegetais

1 cebola

2 dentes de alho

1 rodela de gengibre

2 cenouras médias (ou uma grande)

1 courgette média

1/4 chávena de couve-coração ou couve chinesa cortada em pedaços pequenos

4 ceboletes (spring onions)

2 colheres de sopa de sementes de sésamo

1/4 chávena de aminos de coco ou molho de soja (pode usar menos e diluir em água)

4 ovos

Modo de preparo

Demolhar a quinoa durante a noite

Cozer a quinoa em 2 a 4 chávenas de caldo de vegetais. Quanto mais caldo, mais macia fica – ideal para bebés até aos 12 meses. Reservar.

Picar o alho e gengibre.

Cortar a cebola, cenoura e courgette em pedaços pequenos.

Picar o cebolete e reservar. Vamos usa-lo só para servir.

Num wok, refogar a cebola em azeite até estar macia.

Adicionar a cenoura e refogar por mais alguns minutos.

Adicionar o alho e refogar por mais 2 minutos.

Adicionar o gengibre e refogar por 30 segundos.

Adicionar a courgette, misturar e adicionar um pouco de caldo de vegetais (o suficiente para cozer a cenoura e courgette) e reduzir o fogo para médio-baixo.

Quando a cenoura estiver macia e o caldo evaporado, adicionar a quinoa e misturar bem.

Adicionar o aminos de coco ou molho de soja e misturar.

Numa frigideira com um pouco de azeite, fazer os ovos estrelados. Para bebés, crianças pequenas e grávidas, fazer sempre com a gema bem cozida. Para o resto da família pode fazer com a gema crua.

Servir a quinoa com o ovo estrelado por cima, o cebolete picado e as sementes de sésamo.

Adaptação para bebés +6 meses:


BLW: Coza bem a quinoa e os vegetais. Antes de adicionar o aminos de coco, reserve a parte do bebé e amasse com um garfo. Pode servir num prato fundo de sopa ou servir na colher como a da NumNum.


Introdução convencional: Antes de adicionar o aminos de coco, reserve a parte do bebé e triture com um pouco mais de caldo de vegetais. Pode juntar uma proteina animal ou o ovo para triturar.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: