Esta quinoa com ervilhas é um substituto delicioso ao arroz com ervilhas e pode ser oferecida desde os 6 meses.
Eu adoro quinoa e acho que é um alimento fantástico para ser oferecido ao bebé desde o início da diversificação alimentar. Isto porque a quinoa é uma fonte fantástica de fibras e várias vitaminas e sais minerais.
A quinoa é uma semente, mas como tem textura e perfil nutricional (em termos de hidratos de carbono) semelhante a cereais, é considerada um pseudo-cereal.
E é por isso que é usada como substituto do arroz ou da massa nas refeições principais. E pode até ser usada nas papas! Mas em termos nutricionais, ela tem alguns benefícios adicionais.
Fonte excelente de fibras, a quinoa também é uma boa fonte de proteina (o dobro do arroz integral por exemplo), além de vários sais minerais e vitaminas como ferro (já falamos do ferro aqui várias vezes, mas o ferro tem um papel muito importante no desenvolvimento neurológico do bebé), potássio, fósforo, zinco, cálcio, vitaminas do complexo B, incluindo folato e vitamina E.
Como a quinoa tem um sabor amargo, muitas pessoas não gostam. Mas a verdade é que é possível atenuar esse sabor com algumas dicas:
- Demolhar a quinoa – demolho sempre durante a noite se for usar ao almoço ou durante o dia se for ao jantar.
- Usar um refogado de cebola e alho – faço o refogado antes de adicionar a quinoa
- Usar temperos – secos, como curcuma, pimentão doce, cominhos, caril ou concentrado de tomate, pasta de miso, caldo de vegetais ou frango.

Quinoa com ervilhas
Utensílios
- Panela
Ingredientes
- 1/2 cup quinoa branca
- 1 cup água
- 1 cl chá azeite
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 2 cl chá concentrado de tomate
- 1/2 cl chá curcuma
- 1/2 a 1 cup ervilhas congeladas
modo de preparo
- Demolhar a quinoa pelo menos 4 horas.
- Lavar bem a quinoa e descartar a água da demolha.
- Picar a cebola e o alho.
- Levar um tacho ao lume com o azeite, a cebola o alho e a folha de louro.
- Quando a cebola estiver dourada e macia, adicionar o concentrado de tomate e a curcuma e misturar.
- Adicionar a quinoa e refogar mais alguns minutos.
- Por fim, acrescentar a água e temperar com um pouco de sal e pimenta preta.
- Quando levantar fervura, reduzir o lume para médio-baixo e deixar a quinoa cozinhar até absorver toda a água, mais ou menos 15 minutos.
- Quando faltarem 7 minutos para a quinoa estar pronta, adicionar as ervilhas e misturar.
Adaptação para bebés com menos de 12 meses:
- A quinoa normalmente fica muito solta e por isso é difícil para o bebé comer.
- Por isso, misture à quinoa um pouco de abacate amassado ou puré de abóbora ou batata-doce e sirva com uma colher ou deixe o bebé comer com as mãos.
- As ervilhas inteiras representam risco de engasgo até aos 12 meses, por isso amasse com um garfo.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.