Esta receita de quinoa com polvo é deliciosa e uma forma fantástica de oferecer polvo a bebés pequenos. Especialmente, porque é tão fácil adaptá-la.
O polvo faz parte da nossa cultura gastronómica. Pescado na nossa costa, está incluído em muitos pratos típicos portugueses.
E por isso é uma dúvida tão comum entre os pais: mas afinal posso oferecer polvo a bebés? A partir de que idade? E como oferece-lo?
Temos um artigo inteiro no Glossário dos Alimentos dedicado ao polvo. Pode consultá-lo aqui. Mas o importante é saber que o polvo é uma excelente fonte de ácidos gordos da série ómega 3 mas tem uma quantidade elevada de sódio e por isso deve ser evitado antes dos 12 meses ou oferecido com muita moderação até lá.
Ocasionalmente, e porque os frutos do mar são alergénicos comuns, pode oferecer polvo ao bebé. E está é uma forma fantástica e muito saborosa de fazê-lo. Mas pode em qualquer momento, substituir o polvo por lulas ou chocos.
Nesta receita, mantenho-me fiel ao cozimento do polvo. Cozo em água e depois grelho-o junto ao fogo para ganhar cor. Mas acompanho o polvo com um acompanhamento pouco convencional: a quinoa.
A quinoa é um cereal (na verdade uma semente) fantástico para adicionar à alimentação do bebé e uma ótima forma de variar o arroz, que como explicamos neste artigo tem vestígios de arsénio.
Como cozinhar o polvo
Há muito receio em cozinhar o polvo e não é por acaso: se mal cozido o polvo parece borracha, se passar do ponto fica demasiado mole. Em baixo explico um passo-a-passo que costuma funcionar sempre:
Leve água a ferver numa panela de pressão sem tampa ou panela normal.
Enquanto isso lave bem o polvo: lave os tentáculos e ventosas, corte a cabeça e lave bem por dentro.
Quando a água levantar fervura, mergulhe os tentáculos do polvo durante 5 segundos e retire o polvo. Repita este processo três vezes.
Se usar a panela de pressão: adicione o polvo, feche a panela e coza durante 15 minutos depois da panela ganhar pressão.
Se usar uma panela normal: Adicione o polvo e a cebola à panela. Coza até a cebola estar macia (deve conseguir espetar um garfo sem resistência), mais ou menos 45 minutos.
Dica: Congelar o polvo antes de cozinha-lo ajuda a deixa-lo mais macio.
Adaptação para bebés a partir dos 6 meses

Esta receita é super fácil de adaptar:
Faça a quinoa sem sal para toda a família. Quando a quinoa estiver cozida, retire a parte do bebé e ajuste o sal na quinoa da família.
Uso 1/2 chávena de quinoa cozida para 1 tentáculo de polvo.
Corte o polvo, junte-o à quinoa, adicione um pouco de coentros picados e triture tudo com uma varinha mágica ou processador de alimentos.
Se quiser deixar alguma textura na comida, pique bem o polvo com um garfo e faca (pode também usar um triturador de alimentos e triturar 2 segundos de cada vez, repetindo algumas vezes; evite apenas triturar durante muito tempo seguido. Depois misture-o à quinoa e sirva.

Quinoa, tomate e polvo
Utensílios
- Processador de alimentos ou varinha mágica
Ingredientes
Para o polvo
- 1 polvo
- 1 cebola
- fio de azeite
- 2 folhas de louro
- sal q.b. (+12 meses)
Para a quinoa:
- 1 cup quinoa
- 1 colher de sopa azeite
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 100 g tomates cherry (ou o equivalente de outro tomate)
- 3 cups caldo de vegetais ou água
- sal q.b. (+12 meses)
- pimenta preta q.b.
- 1(2 colher de chá curcuma (opcional)
- 1/2 molho de coentros picados
modo de preparo
Para o polvo
- Leve água a ferver numa panela de pressão sem tampa ou panela normal
- Enquanto isso, lave bem o polvo em água corrente: os tentáculos e ventosas, corte a cabeça, vire o polvo ao contrário e limpe o interior.
- Quando a água ferver, mergulhe os tentáculos do polvo na água durante 5 segundos. Repita 3 vezes.
- Adicionar o polvo à panela de pressão com água suficiente para cobri-lo, a cebola inteira, azeite e as folhas de louro.
- Cozer durante 15 minutos depois de ganhar pressão.
- Na panela normal: Coza o polvo até a cebola inteira estar cozida (deve conseguir espetar um garfo sem ter resistência.
- Retire o polvo da água e deixe arrefecer.
- Corte os tentáculos e grelhe numa churrasqueira ou diretamente no bico de um fogão. Para isso deve usar uma grelha. O contacto direto com o fogo vai dar cor ao polvo, mas se preferir pode usar uma frigideira.
Para a quinoa:
- Pique a cebola, o alho e o tomate.
- Numa panela adicione o azeite, a cebola e o alho.
- Refogue até a cebola estar dourada.
- Adicione o tomate e refogue por mais alguns minutos, mexendo constantemente.
- Junte a quinoa e misture com o refogado.
- Adicione o caldo ou água e coza em fogo alto até levantar fervura.
- Reduza o fogo para médio-baixo, coloque a tampa sobre a panela sem a fechar completamente e coza até a o caldo evaporar quase na totalidade.
- Sirva a quinoa, os tentáculos por cima e salpique os coentros picados.
Notas
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.