fbpx

Receita: Tofu à brás

Desde que começamos a reduzir a quantidade de carne que consumimos em casa – que atualmente é 1 a 2 refeições por semana – que consumimos mais tofu.

O tofu é uma das melhores fontes de proteína de origem vegetal, tem cálcio, e poucas calorias, sendo um ótimo alimento para bebés e crianças vegan e vegetarianas, mas também para os que comem carne.

Guia: Como cozinhar tofu

Experimentei tofu à brás pela primeira num restaurante com uma amiga minha. Não queria acreditar no sabor que o prato tinha sem os ovos e o bacalhau. No dia seguinte já estava a tentar replicar esta receita em casa, mas numa versão saudável para a Madalena poder comer também.

Este receita de tofu à brás é a alternativa vegan ao bacalhau à brás. É muito fácil e rápida de fazer. E o melhor? É feita com batata palha caseira no forno e por isso é muito saudável!

Receita

Ingredientes

1 embalagem de tofu firme de 250g

1 cebola média

1 alho francês pequeno

1 dente de alho

2 batatas grandes ou 4 batatas pequenas/médias

¼ chávena de azeite

½ colher de sopa de cúrcuma

Pimenta preta a gosto

Sal a gosto 

½ chávena de salsa picada

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 170 graus.

Cortar a batata em palitos finos (tamanho de batata palha). Eu uso o robô de cozinha multifunções com a lâmina de ralar alimentos.

Secar a batata e dispor numa assadeira com papel vegetal untada com azeite. Espalhar bem a batata para não ficar muito sobreposta.

Assar a batata durante 20 minutos ou até estar dourada. Espreitar o forno ao fim de 10 minutos para garantir que não está a queimar; se necessário mexer as batatas ou virar o tabuleiro.

Quando a batata estiver pronta, retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e separar os palitos de batata com as mãos.

Enquanto a batata palha está a assar, cortar a cebola em meias luas e o alho francês em rodelas e picar o alho. 

Abrir a embalagem de tofu, retirar a água e secar o tofu com um papel de cozinha. 

Esmagar o tofu com um garfo (ver imagem abaixo), adicionar 2 colheres de sopa de azeite, a cúrcuma, sal e pimenta.

Numa frigideira, adicionar o restante azeite, a cebola e alho francês. Deixar refogar até a cebola estar macia e dourada.

Adicionar o dente de alho picado e refogar por mais 5 minutos.

Adicionar o tofu e cozinhar por mais 10 a 15 minutos. Se necessário adicionar um pouco mais de azeite ou um pouco de água. Provar e ajustar o sal e a pimenta se necessário.

Quando estiver pronto, desligar o fogo e misturar a batata e a salsa picada.

Nota: Para bebés mais pequeninos, pode ser necessário cortar a batata palha em pedaços mais pequenos.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: