Risotto é uma comida fantástica para oferecer a bebés e crianças. Mas a receita original de risotto leva vinho e por isso não é opção! Além de levar muita manteiga e queijo parmesão, que podem não ser opção para bebés e crianças que não comem produtos lácteos, seja por opção dos pais ou por intolerância à lactose ou mesmo alergia.
Nesta versão sem lactose, usamos brócolos inteiros (floretes, talos e folhas), arroz integral e damos cremosidade ao risoto com manteiga de amêndoas (ou ricota caso comam produtos lácteos)! Usamos um caldo de vegetais rápido para dar ainda mais sabor ao arroz.
É uma opção de segundo prato fantástica para bebés a partir dos 8/9 meses que estão a aprender a comer sozinhos. Como o risotto é feito com arroz de grão curto e fica muito bem cozido e cremoso, é fácil para o bebé agarrar e levar à boca (com colher ou com a mão).
Se está a começar a introdução alimentar do seu bebé, as pré-colheres da NumNum são uma opção fantástica. São pequenas, fáceis de agarrar e têm ranhuras na extremidade que permitem segurar a comida sem que ela caia da colher.
Receita
Ingredientes
Para o caldo de vegetais rápido:
Alternativamente pode fazer este caldo de vegetais.
1 cebola pequena
1 cenoura
Talos do brócolos
1 dente de alho
1 folha de louro
1 talo de aipo (opcional)
Talos de salsa (opcional)
9 chávenas de água
Para o risoto:
1 ½ chávena de arroz integral de grão redondo curto
1 brócolos (floretes e folhas)
1 cebola pequena
Sumo e raspas de meio limão
1 colher de sopa de sopa de manteiga de amêndoa (ou ricota)*
Para servir:
Salsa e amêndoas laminadas
Ideal também como acompanhamento de um peixe branco grelhado ou assado.
Modo de preparo
Caldo rápido de vegetais:
Cortar grosseiramente os vegetais.
Numa panela juntar um fio de e refogar os vegetais.
Quando os vegetais estiverem dourados, adicionar a água e o louro.
Quando a água ferver, reduzir o fogo para médio-baixo e deixar cozer durante 1 a 2 horas (quanto mais tempo cozer, mais sabor o caldo vai ter)
Coar o caldo de vegetais, adicionar à panela novamente e manter a panela em fogo médio-baixo. O caldo precisa estar quente para ser adicionado ao arroz.
Risoto:
Picar a cebola e os brócolos.
Refogar a cebola em azeite e quando estiver translúcida, adicionar o arroz e refogar o arroz por alguns minutos.
Adicionar os brócolos e começar a adicionar o caldo de vegetais, uma concha de sopa de cada vez.
Adicionar o caldo, deixar o arroz absorver o caldo e ir misturando de vez em quando. Quando já não houver mais caldo, adicionar mais uma concha.
Repetir o processo até o caldo tiver acabado ou o arroz estiver cozido.
Quando arroz tiver cozido, adicionar o sumo e raspas do limão, a manteiga de amêndoas (ou ricota).
Servir com a salsa e as amêndoas laminadas (e picadas se for um bebé pequeno).
Nota:
Outras opções para usar no lugar da manteiga de amêndoas por:
Manteiga
Creme de castanhas de caju (triturar castanhas de caju com água)
Biomassa de banana verde
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.