fbpx

Salada de grão colorida

O grão-de-bico é um alimento excelente para incluir na dieta dos bebés e das crianças e pode ser oferecido a partir dos 6 meses durante a fase de introdução da alimentação complementar nas primeiras sopas ou em purés. 

O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína (uma das fontes principais de proteína na dieta de bebés e crianças vegetarianas e vegan), ferro (muito importante para os bebés a partir dos 6 meses) e zinco. Também é rico em folato, potássio e fibras.

Entre os 8 a 10 meses o bebé já pode comer grão-de-bico inteiro, só precisa garantir que fica muito bem cozido e depois esmagar ligeiramente com o garfo antes de servir.

Para garantir que o grão fica bem cozido, acrescente 5 a 10 minutos aos tempos de cozimento que damos no nosso Guia para Cozer Leguminosas.

Demolhar leguminosas é muito importante tanto para crianças como para adultos, mas é especialmente importante para bebés. Então para diminuir o risco de desconforto abdominal e cólicas, demolhe o grão de bico durante 12 horas. Pode ainda pingar um pouco de sumo de limão na água que for usar para demolhar e quando for cozer o grão-de-bico, adicionar um ou duas rodelas de gengibre. 

Esta salada de grão é daquelas receitas que se faz em menos de 15 minutos. Perfeita como acompanhamento do segundo prato ou como refeição principal, ela pode ser oferecida a bebés a partir dos 12 meses.

Ideias para o segundo prato do bebé com esta salada de grão

Salada de grão, arroz integral, legumes assados (abóbora, cebola, courgette, brócolos)

Salada de grão, batata assada, brócolos assados e cenoura cozida com coentros

Salada de grão, salmão grelhado, feijão verde e cenoura cozidos com azeite

Salada de grão, frango com cúrcuma, espinafres salteados com cebola

Receita

Ingredientes

1 chávena de grão-de-bico já cozido

1 tomate médio

⅓ de pepino

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de sopa de pimento amarelo (opcional)

2 colheres de sopa de salsa

2 colheres de sopa de nozes bem picadas

1 colher de sopa de sementes

1 colher de sopa de passas 

Azeite

Limão

Raspas de meio limão

Sal

Modo de preparo

Neste artigo ensinamos a cozer grão-de-bico.

Cortar o tomate, pepino e cebola em pedaços muito pequenos.

Picar a salsa.

Picar bem as nozes e garantir que não pedaços que possam representar risco de asfixia para o bebé ou criança. Se quiser, não precisa incluir as nozes.

Num recipiente de salada, misturar todos os ingredientes. Temperar com azeite, um pouco de sumo de limão (a gosto), raspas de meio limão e sal.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: