fbpx

Strogonoff de frango

Strogonoff de frango é sempre um sucesso entre as crianças. Este strogonoff é uma versão mais saudável da versão original com frango do campo, molho de tomate caseiro, natas vegetais, cogumelos e espinafres.

Como acompanhamento usamos arroz integral e batata “frita” no forno, que explicamos como fazer em baixo. As batatas fritas no forno ficam crocantes por fora, macias por dentro como as fritas em óleo, mas são muito mais saudáveis.

Para uma versão vegan, duplique a quantidade de cogumelos. Pode usar mais do que um tipo de cogumelos, como shitake por exemplo, para dar mais sabor ao strogonoff.

Molho de tomate

Nesta receita usamos o molho de tomate que ensinamos a fazer no blog. Temos ainda outra versão de molho de tomate com vegetais que pode usar para adicionar ainda mais nutrientes ao prato do bebé. 

Se for optar por um molho de tomate pronto, leia sempre o rótulo e certifique-se que é feito apenas com tomate. Muitos têm açúcar, aditivos e conservantes.

Receita

Ingredientes

Para o strogonoff de frango:

1 embalagem de peito de frango do campo

1 embalagem de cogumelos castanhos

½ ramo de salsa

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 embalagem de natas frescas para culinária (ou natas de arroz)1

½ chávena de molho de tomate2

2 colheres de sopa de espinafres picados congelados (equivale a 2 cubos)

Azeite

Sal (apenas para bebés a partir dos 12 meses)

Pimenta

½ colher de chá de cúrcuma

Para os acompanhamentos: 

2 batatas grandes

1 chávena de arroz integral

Granola salgada 

Batatas fritas no forno

Modo de preparo

Cortar os peitos de frango em cubos pequenos, temperá-los com cúrcuma, sal e pimenta (apenas para bebés com mais de 12 meses). Reservar

Picar a cebola, o alho e a salsa.

Lavar os cogumelos e fatia-los.

Numa panela com azeite, refogar a cebola, alho e a folha de louro. 

Quando a cebola e o alho estiverem dourados, adicionar o frango e cozinhar.

Adicionar os cogumelos e os espinafres.

Quando o frango estiver pronto, adicionar o molho de tomate e cozinhar mais alguns minutos. 

Adicionar as natas, deixar ferver e desligar.

Para os acompanhamentos

Idealmente deve demolhar o arroz integral, mas se não for possível, lave-o bem e coza conforme as instruções do pacote (normalmente em 3 a 4 vezes a água).

O arroz integral demora mais tempo a cozer se não for demolhado, entre 30 a 40 minutos. Se o arroz tiver sido demolhado precisa de menos tempo para cozer.

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Cortar as batatas em palitos mais ou menos do mesmo tamanho.

Envolver as batatas em azeite, temperar com sal (apenas para bebés com mais de 12 meses) e outros temperos a gosto.

Dispor numa assadeira sem sobrepor as batatas e assar por 20 minutos.

Notas:

1 Pode usar qualquer nata vegetal ou natas de leite de vaca. Leia sempre os rótulos das natas vegetais e prefira natas de leite de vaca frescas.

2 Se comprar o molho de tomate pronto, lembre-se de ler o rótulo e escolha um que seja apenas tomate. Muitos molhos de tomate têm açúcar e outros aditivos.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: