fbpx

Tofu grelhado

Há dias diziam-me que o tofu sabia a esponja e por isso não gostavam. É que o tofu não tem sabor de nada e em termos de sabor, é de facto uma esponja e por isso absorve o sabor daquilo que lhe adicionarmos.

É excelente para fazer sobremesas e molhos salgados, mas a minha filha e eu adoramos o tofu como substituto da carne no segundo prato.

Mas normalmente o tofu tem de ser marinado (para ganhar sabor) e isso requer planeamento. Esta receita de tofu é fantástica porque o tofu não precisa ser marinado antecipadamente e mesmo assim fica cheia de sabor. Estes molhos normalmente levam açúcar mas eu substituí por sumo de laranja e fica ainda melhor.

O segredo para um tofu grelhado firme? Secar bem o tofu: cortar em fatias, dispor as fatias em cima de toalha de papel, adicionar mais toalha de papel por cima e pressionar.

Adaptação para bebés +6meses:

BLW: Cortar uma das fatias em tiras da largura de 1-2 dedos. Grelhar as tiras sem temperos e servir. Pode servir com bolinhos de arroz ou com massa (escolha uma massa curta e larga tipo rigatoni) e molho de tomate.

Introdução convencional: não há adaptação.

Receita

Ingredientes

1 embalagem de tofu

1 colher de chá de pasta de miso

1 colher de sopa de molho de soja com pouco sal

Sumo de meia laranja

Opcionais:

1 colher de chá de alho picado

1 colher de chá de gengibre picado

Cebolete, cebolinho ou manjericão picado para servir

Modo de preparo

Cortar o tofu em fatias (do lado mais largo) e cortar essas fatias na diagonal. Dão fatias no total.

Dispor em 2 ou 3 folhas de papel e adicionar mais folhas de papel em cima. Pressionar bem para secar.

Misturar os ingredientes do molho (soja, miso, sumo de laranja, gengibre e alho).

Envolver as fatias de tofu no molho.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira e grelhar as fatias de tofu dos dois lados.

Quando estiverem prontas, verter o molho e deixar evaporar.

Servir o tofu com arroz basmati ou com massa com molho de tomate (como na foto)

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: