fbpx

Tofu panado

Quando me dizem que não gostam de tofu, eu faço sempre questão de dar a essa pessoa este tofu panado. Não só é delicioso, como é muito fácil de fazer.

Esta é uma das receitas a que recorro com muita frequência. Não só é uma das comidas favoritas da minha filha como dá para fazer em menos de 15 minutos. Seguindo o passo-a-passo, ela é realmente muito fácil de fazer. No final do artigo, dou também algumas sugestões de acompanhamento para ter um segundo prato em menos de 30 minutos.

Dou uma receita de marinada base, que é a que mais uso cá em casa. Mas a verdade é que o tofu é uma esponja e absorve qualquer sabor que adicionar à marinada, só precisa variar a seu gosto! Se quiser saber mais como cozinhar tofu, veja este artigo.

Adaptação para bebés +6 meses:

BLW: A crosta que fica no tofu panado pode dificultar a vida de um bebé antes dos 12 meses. Por isso, opte por oferecer fatias de tofu cru ou grelhado. Corte fatias da largura de um dedo e depois corte essa fatia em 2 ou 3 tiras. A partir do momento em que o bebé fizer o movimento de pinça pode cortar em pedaços pequeninos para ele agarrar com a ponta dos dedos.

Alimentação convencional: Pode oferecer o tofu esmagado com um garfo e misturado a algum puré, por exemplo puré de batata-doce ou abóbora. Depois sirva numa colher e de a colher ao bebé.

Receita

Ingredientes

Para a marinada (apenas para bebés com +12 meses):

2 colheres de sopa de molho de soja com pouco sal

1 colher de sopa de azeite

Sumo de meio limão

2 dentes de alho esmagados

2 rodelas de gengibre

1 folha de louro

Ervas aromáticas: cebolinho, spring onions, coentros (talos e folhas)

Especiarias: alho em pó, cúrcuma, pimenta preta, páprica doce, cominhos, coentros em pó

Água suficiente para cobrir o tofu

Para o tofu panado:

1 embalagem de tofu

1 chávena de farinha de milho biológica

1 a 2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo

Cortar o tofu em fatias com a largura de um dedo.

Misturar todos os ingredientes da marinada num recipiente com tampa, juntar o tofu e levar ao frigorífico.

Marinar por pelo menos 2 horas e até 24 horas. Quanto mais tempo, mais sabor.

Num prato fundo, adicionar a farinha de milho.

Retirar o tofu da marinada, secar bem com uma toalha de papel, passar o tofu pela farinha e grelhar de todos os lados.

Dicas

Pode temperar a farinha de milho com sal, pimenta, páprica (doce ou defumada), cebola em pó.

Se não tiver tempo para marinar, tempere o tofu com sal e pimenta (+12 meses), e tempere a farinha de milho. vai ajudar a dar sabor.

Tofu panado

Massa asiatica

Muffins de abóbora

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: