fbpx

Este banana bread enche a casa com um cheiro maravilhoso de banana e canela. E só por isso já valia a pena fazê-lo. Mas é uma forma fácil e muito saborosa de variar o pequeno-almoço: depois de feito pode ser congelado em fatias para um pequeno-almoço sempre à mão.

Banana bread é algo entre um bolo e um pão, nem muito doce nem salgado como um pão é uma alternativa deliciosa para o pequeno almoço. É também uma ótima receita para usar as bananas maduras que tem em casa por ser muito rápido de fazer e não precisar de nada além de um garfo, um recipiente e uma assadeira.

Mas o banana bread original é feito com farinha branca, manteiga e açúcar refinado. Esta receita de banana bread é uma versão saudável da receita original de banana bread tão popular e por isso perfeito para as crianças:

Farinha: Este bolo leva apenas farinha integral em vez da farinha branca processada. É feito com farinha de espelta integral, mas também pode ser feito com farinha de trigo integral.

Gordura: Esta receita de banana bread leva azeite. O azeite nos bolos é surpreendente porque não dá qualquer gosto e substitui facilmente o óleo refinado, ou manteiga que a maior parte dos bolos pedem.

Açúcar: Este bolo não leva açúcar refinado e é adoçado com xarope de ácer. Usamos apenas uma quantidade pequena porque as bananas maduras, mas pode adicionar mais a gosto. Pode também substituir o xarope de ácer por mel, agave ou açúcar de coco. Para bebés com menos de 2 anos pode excluir o xarope por completo.

Embora não leve açúcar refinado, esta receita leva xarope de ácer, que apesar de ser uma opção muito mais nutritiva e saudável, não deixa de ser uma forma açúcar, então não deve ser consumido por bebés com menos de 2 anos.

Para uma receita de bolo sem açúcar para bebés com menos de 2 anos, experimente o nosso bolo de banana sem açúcar.

Receita 

Rende 1 banana bread ou 12 muffins

Ingredientes

1 ½ chávena de farinha de espelta integral ou farinha de trigo 

¼ chávena de farinha de aveia

3 bananas médias bem maduras (ou 2 grandes)

2 ovos

¼ chávena de xarope de ácer ou mel1

¼ chávena de leite de coco ou outro leite vegetal

⅓  chávena de azeite

1 colher de chá de canela

¼ colher de chá de gengibre em pó

1 pitada de sal

1 colher de chá de vinagre de maçã

1 colher de chá de bicarbonato de sódio (ou 1 de sopa de fermento em pó)

1 banana para servir por cima

Misturas (opcionais):

¼ chávena de nozes picadas (garantir que são pedaços pequenos que não têm risco de asfixia)

¼ chávena de pepitas de chocolate

¼ chávena de mirtilos

¼ chávena de mistura de nozes e tâmaras bem picadas

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 170 graus.

Unte uma forma de pão ou 12 formas de muffins com um pouco de azeite ou óleo de coco e farinha.

Amassar as bananas com um garfo até não haver pedaços. 

Num recipiente redondo, bater os ovos com um batedor de varetas juntamente com o xarope de ácer.

Adicionar o leite, azeite, vinagre e a banana e misturar.

Em outro recipiente adicione as farinhas, canela, gengibre e bicarbonato de sódio ou fermento.

Misture os ingredientes secos aos ingredientes úmidos com uma espátula.

Por fim, adicione as nozes picadas e misture ligeiramente.

Opcional: Corte uma banana em fatias longitudinais. Disponha em cima da massa e leve ao forno.

Se fizer em forma de pão:

Asse por 45 a 55 minutos ou até o palito sair seco do bolo.

Retire o bolo da assadeira e deixe arrefecer por mais 10 minutos. 

Se fizer muffins:

Asse por 15 a 25 minutos ou até o palito sair seco do bolo. Para muffins, pode adicionar uma rodela de banana em cima de cada muffin.

Notas:

1 Fazer com mel apenas para bebés acima dos 2 anos. Para um bolo mais doce, usar ½ chávena de xarope de ácer.

Como servir

O banana bread é uma ótima opção para o pequeno-almoço. Pode servi-lo com manteiga de amêndoas ou de amendoim. Pode também adicionar fruta por cima como mirtilos, morangos ou mais banana.

Para congelar, corte em fatias e congele num saco com zipper as fatias separadas umas das outras. Só precisa descongelar a fatia no frigorífico durante a noite ou na torradeira na hora de servir.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: