fbpx

Bolachas de cacau

Se há algo difícil de encontrar sem açúcar são bolachas para crianças. As que encontramos no supermercado além de açúcar refinado são cheias de ingredientes menos bons como aditivos, conservantes. Nos supermercados biológicos encontramos algumas opções mas nenhuma delas deixa-me totalmente confiante de oferecer à minha filha.

Ir para receita.

Por isso desenvolver receitas de bolachas apenas com ingredientes bons tem estado na minha lista há já algum tempo. E agora que o Natal está a chegar e depois de ter sido desafiada pelo Celeiro para criar algumas receitas saudáveis para crianças, achei que era a altura perfeita!

Estas bolachas são deliciosas. O cacau, as tâmaras e o amendoim combinam muito bem. Fizeram tanto sucesso cá em casa que desapareceram em apenas alguns dias.

Podem ser consumidas por bebés a partir dos 2 anos, e como tudo que é doce, devem ser comidas com moderação.

Os ingredientes que escolhi para esta receita

Farinha de castanhas: A farinha de castanhas ainda é muito pouco conhecida, mas é maravilhosa! É cheia de fibras, é sem glúten e tem um gosto adocicado que faz com que se tenha de usar menos açúcar nas receitas de bolachas e bolos. Aliás, temos uma receita de bolo de banana sem açúcar feita com farinha de castanhas que é deliciosa! Perfeita para o bolo do primeiro aniversário do bebé!

Xarope de tâmaras: Xarope de tâmaras é uma forma de açúcar e por isso tem de ser consumido com moderação. Mas é uma forma de açúcar muito mais nutritiva que o açúcar branco, que são calorias vazias. As tâmaras são ricas em fibras, anti-oxidantes além de outros nutrientes como potássio, cobre, manganês, magnésio, vitamina B6 e ferro.

Além desses 2 ingredientes base usei: cacau 100% (ou seja apenas cacau, sem outros ingredientes e sem açúcar), manteiga de amendoim, azeite (que pode substituir por óleo de coco) e flocos de aveia.

Perfeitas para fazer com as crianças

Bolachas são uma coisa excelente para fazer com as crianças. Elas podem medir os ingredientes, transferi-los para o recipiente, misturar a massa e fazer as bolachas com os moldes. É normalmente uma coisa que as crianças adoram fazer. E se tiver uma torre de aprendizagem, o bebé pode começar a participar mal consiga andar e ficar bem em pé sem apoio.

Receita

Ingredientes

1 chávena de farinha de castanhas

2 colheres de sopa de flocos de aveia

1 colher de sopa de cacau

2 colheres de sopa de manteiga de amêndoas ou amendoim

2 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de xarope de tâmaras

1 colher de sopa de leite de amêndoas

Pitada de sal

Opcional: especiarias como canela, gengibre em pó, noz moscada, cravinho também

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 170 graus.

Num recipiente, juntar os ingredientes secos.

Adicionar os ingredientes líquidos e misturar com uma espátula.

Quando a massa já estiver formada, finalizar com a mão.

Transferir a massa para uma superfície (pode ser diretamente na assadeira). Aqui tem duas opções:

  • Esticar a massa por completo com a ajuda de um rolo de cozinha e cortar com os moldes
  • Fazer bolinhas, espalmar cada uma e deixá-las assim ou cortar cada bolinha com um molde.

Se for o caso, transferir as bolachas para a grelha ou assadeira e assar por 10-15 minutos. Estas bolachas assam muito depressa.

Deixe as bolachas arrefecer na grelha ou assadeira. As bolachas ainda saem ligeiramente moles do forno. Elas vão ficar rijas fora do forno.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: