fbpx

Bolo de banana sem açúcar

Este bolo de banana é perfeito por várias razões. Mas a principal é que pode ser consumido por bebés desde os 6 meses porque não tem açúcar nem leite. O ovo é um alergénico comum, então é importante que o bebé tenha tido contacto com ovo antes de consumir este bolo.

Porquê esta receita é tão boa

Há receitas ótimas de bolos de banana e banana breads na internet. Mas todos têm açúcar, mesmo que opções muito saudáveis como o xarope de ácer e por isso não podem ser consumidos por bebés antes dos 2 anos. Este bolo, por outro lado, não tem açúcar. Mas não se nota. As bananas e a farinha de castanhas deixam este bolo muito doce. Também não tem glúten. E também não se nota! Bater as claras em castelo ajuda a deixar este bolo muito fofinho.

É um bolo muito saudável, com proteína, nutrientes e fibras. E é um lanche ou pequeno-almoço perfeito para bebés desde a introdução da alimentação complementar. Pode ser consumido sozinho, mas fica delicioso com manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa

Benefícios para a saúde

As castanhas são ricas em fibras, vitamina C (importante para o sistema imunitário) e cobre (apoia a saúde dos vasos sanguíneos, nervos, sistema imunitário e ossos e auxilia na absorção de ferro). São também fonte de hidratos de carbono complexos. A banana é fonte de fibras (sistema digestivo), potássio, vitamina B6 (cérebro e sistema nervoso) e vitamina C. Os ovos são fonte de proteína.

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 6 meses.

Substituições

Farinha de castanhas: Pode usar farinha de aveia ou farinha de trigo. A farinha de espelta deixa este bolo mais denso.

Manteiga de amendoim: Pode substituir por azeite ou óleo de coco

Ovos: Ainda não testei, mas pode experimentar substituir por “ovos de linhaça”. Veja a receita aqui. Dou várias outras opções de substituto ao ovo neste artigo.

Receita

Ingredientes

2 bananas médias bem maduras

2 ovos

1 chávena de farinha de castanhas

1 colher de chá de fermento

1 colher de sopa de manteiga de amendoim (ou azeite)

1 colher de chá de canela

¼ colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de vinagre de maçã

1 banana para enfeitar

¼ chávena de nozes picadas (opcional e ter cuidado com pedaços grandes)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Untar uma assadeira retangular pequena com óleo de coco e um pouco de farinha.

Bater as claras em castelo.

Amassar a banana, juntar a manteiga de amendoim (ou azeite), as gemas e o vinagre.

Em outro recipiente, juntar a farinha, fermento, bicarbonato e canela.

Adicionar a mistura de secos à mistura de banana. 

Se usares nozes, juntá-las à mistura

No final, incorporar as claras em castelo com uma espátula.

Transferir a mistura para a assadeira, acrescentar uma banana em rodelas por cima, polvilhar com canela e assar por 30 a 45 minutos.

Dicas

Há duas coisas que ajudam a deixar este bolo fofinho: as claras em castelo e a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Para um bolo mais rápido, podes juntar os ovos inteiros, mas não vai ficar tão fofo.

Este bolo fica delicioso barrado com manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa. 

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: