fbpx

Bolo de cenoura

A receita original deste bolo é da minha mãe. Daquelas escritas à mão num caderno de receitas dos anos 80. Continua a ser o meu bolo favorito até hoje.

A versão original deste leva açúcar branco refinado, mas nesta versão faço-o com açúcar mascavado. Reduzi também a quantidade de açúcar para metade. Dependendo do seu gosto, pode reduzir ou adicionar um pouco mais. Já fiz esta receita com farinha de espelta e substitui muito bem a farinha de trigo.

Este bolo não leva açúcar refinado, mas leva açúcar e por isso não deve ser oferecido a bebés com menos de 2 anos. A partir dos 2 anos não proibimos alimentos porque isso põe a comida num pedestal, mas é importante oferecer açúcar sempre com moderação. O consumo excessivo de açúcar esta associado a cáries, obesidade, diabetes e hipertensão.

Receita

Ingredientes

Para o bolo

250g de cenoura descascada

200 ml de azeite1

3 ovos

2 chávenas de farinha de trigo (ou espelta)

1 chávena de açúcar mascavado

1 colher de sopa de fermento

Para a cobertura

1 chávena de cacau 100%

1/2 chávena de leite

1/3 a 1/2 chávena de xarope de ácer2

50g de manteiga

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Untar uma forma de bolo com um pouco de óleo e farinha.

Num liquidificador, triturar as cenouras, ovos e azeite.

Num recipiente, misturar os secos.

Adicionar a mistura líquida aos secos.

Passar para a forma de bolo e assar por 30 a 45 minutos.

Enquanto o bolo assa, passe para a cobertura: Numa panela adicionar todos os ingredientes e fazer a ganache em fogo médio/baixo.

Quando o bolo estiver pronto, e ainda quente, fazer alguns furos na parte de cima e cobrir o bolo com a ganache.

Notas:

1 Pode substituir o azeite por outro óleo: óleo de abacate, óleo de sementes de uva, óleo de canola, óleo de girassol.

2 Pode usar mais açúcar mascavado.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: