fbpx

Bolo de chocolate

Este bolo de chocolate é de longe o melhor bolo que eu já fiz. Macio, com um sabor delicioso de chocolate e uma versão muito mais saudável do que a maior parte das receitas de bolo de chocolate e por isso uma ótima opção para as crianças!

Este bolo leva pouco açúcar, mas tem açúcar: ele está presente no xarope de ácer e nas pepitas de chocolate. Por isso não deve ser oferecido a bebés com menos de 2 anos. Após os 2 anos, oferecer com moderação, mas é uma alternativa fantástica a bolos mais calóricos e açúcarados.

Este bolo é feito com banana, mas não se nota! Como já referimos várias vezes a banana é um alimento maravilhoso para usar em bolos e muffins porque permite que tenhamos que usar muito menos açúcar. Esta receita leva apenas 1/4 de chávena de xarope de ácer!

Se não quiser usar banana, pode substituir por puré de maçã, iogurte, ou uma mistura dos dois. Os ovos podem ser substituídos por ovos de linhaça, no entanto nós ainda não fizemos o teste.

Receita

Ingredientes

1 chávena de farinha de espelta branca (ou trigo branca)

1/2 chávena de farinha de aveia (ou mais farinha de espelta/trigo)

1/4 chávena de cacau 100% em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 chávena de bananas amassadas (mais ou menos 2 bananas grandes)

2 ovos

1/3 chávena de azeite

1/4 chávena de leite (vaca ou vegetal)

1/4 chávena de xarope de ácer

1 colher de chá de vinagre de maçã

1/4 chávena de pepitas de chocolate + para servir

Modo de preparo

Untar uma forma de pão e pré-aquecer o forno a 170 graus.

Num recipiente juntar todos os ingredientes secos

Em outro recipiente juntar todos os ingredientes úmidos

Juntar os ingredientes úmidos aos secos e misturar.

Adicionar as pepitas de chocolate e enolver.

Passar a massa à forma e adicionar mais pepitas por cima.

Assar por 45 a 55 minutos.

Substituições

Azeite: Pode substituir por manteiga derretida ou óleo de coco

Leite: Nós usamos leite de amêndoas mas pode substituir por leite de vaca ou outro leite da sua preferência

Ovos: Nunca testamos mas pode tentar substituir por 2 ovos de linhaça. Só tem de hidratar 2 colheres de sopa de linhaça em 6 colheres de sopa de água.

Bananas: Pode substituir por puré de maçã, iogurte ou uma mistura dos dois. Nesse caso o bolo não fica tão doce.

Xarope de ácer: Pode substituir por xarope de agave ou mel. Pode omitir também.

Farinhas: Pode usar trigo, espelta, aveia ou uma mistura das três. Outras farinhas podem requerer alteração na quantidade de líquidos.

Vinagre de maçã: Pode substituir por limão. A acidez do vinagre reage com o bicarbonato de sódio deixando o bolo alto e macio.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: