fbpx

Bolo de laranja

Bolo de laranja é uma das coisas que para mim tem gosto de infância. A minha mãe fazia um bolo deste tipo uma vez por semana e nós normalmente a ajudávamos sempre a fazer o bolo. Talvez as lembranças sejam um misto do sabor e das lembranças de estar a cozinhar com a mãe, provar massa crua ou esperar ansiosamente pelo bolo ficar pronto.

Leia mais sobre a importância de cozinhar com as crianças.

Os bolos dessa altura eram feitos com açúcar branco, farinha de trigo branca e óleos de culinária. Nesta receita, sugerimos uma versão mais saudável: com farinhas integrais, açúcar mascavado e azeite. Sim, azeite! Que é ótimo para bolos e não dá absolutamente nenhum sabor aos bolos.

Uma querida seguidora nossa do Instagram experimentou fazer este bolo para o primeiro aniversário da bebé dela e retirou o açúcar. E mesmo assim o bolo ficou delicioso. Uma ótima opção para quem tiver bebés com menos de 2 anos.

Receita

Ingredientes

1 laranja inteira

3 ovos

1/2 chávena de azeite

1 chávena de farinha de aveia

1 chávena de farinha de espelta integral

1 chávena de açúcar mascavado (pode retirar para bebés com menos de 2 anos)

1 colher de chá de fermento

Sumo de uma laranja para servir

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Untar uma forma de bolo de 20cm com azeite ou manteiga e farinha.

Lavar bem a laranja

Cortar a laranja em 4 e retirar os caroços e parte branca do meio. Vamos usar a casca da laranja também

Num liquidificador, juntar a laranja, azeite e ovos. Bater.

Num recipiente juntar as farinhas, açúcar e fermento.

Adicionar a mistura líquida e envolver com uma espátula.

Transferir o bolo para a forma e assar durante 40-45 minutos mais ou menos.

Fazer o teste do palito e retirar quando o palito sair seco.

Quando o bolo estiver pronto, retirar do forno, fazer buracos com um palito e verter o sumo de laranja por cima do bolo. Os buracos vão permitir que o bolo absorva o sumo e fique úmido por cima.

Quando o bolo tiver arrefecido (esperar pelo menos 15 minutos), virar para um prato e depois virar novamente para ficar com a parte úmida por cima.

Substituições

Farinhas:

Pode substituir a farinha de espelta por farinha de trigo integral.

Pode usar também farinha de trigo branca, mas preferimos sempre usar farinhas integrais e normalmente combinar 2 tipos de farinha para dar mais nutrientes ao bolo. A farinha de trigo branca é vazia em nutrientes.

Gordura: Pode usar óleo de coco no lugar do azeite.

Açúcar: Estamos a fazer testes com este bolo para substituir o açúcar por uma versão mais saudável como xarope de ácer, agave ou mel. Mas ainda não chegamos à proporção ideal.

Ovos: Também está na lista de testes experimentar fazer uma versão vegan deste bolo. Os ovos de linhaça podem resultar mas achamos que 3 ovos é uma quantidade demasiado grande para substituir e é possível que o bolo não fique fofo. Também aconselhamos usar sempre bicarbonato de sódio e vinagre de maçã quando for fazer bolos sem ovos.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: