fbpx

Crumble de maçã saudável

Esta é mais uma das nossas sugestões de receitas de Natal com ingredientes da Celeiro.

Este crumble é pensado nas crianças. Sem açúcares refinados, sem glúten, sem lactose mas muito saboroso. 

Maçãs macias que se desfazem e com um sabor delicioso a canela e um crumble crocante por cima, esta receita é uma sobremesa maravilhosa para crianças e adultos. Também serve para comer ao pequeno-almoço acompanhado de iogurte ou ao lanche.

É também um presente maravilhoso de Natal: Asse o crumbe e depois transfira para vidros com tampa.

A partir de que idade se pode oferecer

O xarope de tâmaras é uma forma de açúcar – mesmo que mais nutritivo – e por isso está desaconselhado antes dos 2 anos.

Para bebés mais pequenos pode substituir o xarope de tâmaras por manteiga de amêndoas, manteiga de amendoim ou manteiga de castanha de caju.

Os ingredientes e substituições

Farinha de castanhas: se já nos segue há algum tempo sabe que adoramos farinha de castanhas. Naturalmente sem glúten, rica em fibras, vitamina C, magnésio, vitamina B6 e ferro esta farinha é uma excelente alternativa à farinha de trigo, especialmente para bebés e crianças. A farinha de castanhas tem um sabor adocicado, permitindo usar menos açúcar nas receitas. Pode substituir por qualquer tipo de farinha, mas nós aconselhamos aveia ou espelta integral.

Maçãs reineta: Pode usar qualquer maçã, mas como não pomos qualquer tipo de açúcar nas maçãs (refinado ou não), o ideal é que sejam maçãs mais doces.

Xarope de tâmaras: As tâmaras oferecem uma quantidade significativa de fibras e uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo ferro, potássio, vitaminas B, cobre e magnésio. Mas são fonte natural de açúcar e muito calóricas por isso não devem ser consumidas em moderação. Pode substituir o xarope de tâmaras por xarope de ácer, mel, agave, mas qualquer uma destas opções só pode ser dada a bebés com mais de 2 anos. 

Azeite: Só usamos azeite extra virgem em casa, mas aqui pode usar óleo de coco, manteiga ou mesmo manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoas.

Leite de amêndoas: Pode substituir por qualquer leite vegetal ou mesmo leite de vaca. Se usar um leite vegetal certifique-se que não tem açúcar nem outros aditivos. Nós gostamos de usar leite de amêndoas aqui porque achamos que combina muito bem com a maçã e canela.

Receita

Ingredientes

500g de maçã reineta

120g de farinha de castanhas

60g de aveia 

80ml de azeite (⅓ chávena)

60ml de xarope de tâmaras (¼ chávena)

60ml de leite de amêndoas

1 colher de chá de farinha de araruta ou amido de milho

1 colher de chá de canela

Pitada de gengibre 

Pitada de noz moscada

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 170 graus.

Descascar e cortar a maçã em pedaços pequenos. 

Na assadeira, juntar as maçãs, farinha de araruta, leite de amêndoas e as especiarias. Misturar bem.

Num bowl, misturar a farinha, aveia, azeite e xarope de tâmaras.

Adicionar a mistura de secos por cima das maçãs.

Assar por 20 a 30 minutos.

Deixar arrefecer pelo menos 15 minutos antes de comer.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: