fbpx

Mousse de chocolate e abacate

Cá em casa já não usamos açúcar refinado há algum tempo. Mas isso não quer dizer que não coma doces! Adoro doces, especialmente chocolate. Então passo algum tempo a testar novas receitas de sobremesas saudáveis que usem alternativas ao açúcar branco.

Ir para receita.

Esta mousse surgiu ao fim de algumas tentativas para criar uma sobremesa que a minha filha pudesse comer também – ela come apenas tâmaras ou passas. E tão feliz que ficamos com o resultado final!

Esta mousse de chocolate é deliciosa, tem um sabor intenso a chocolate e é muito cremosa. É um lanche completo e muito nutritivo para um bebé acima dos 12 meses mas também funciona muito bem como sobremesa para bebés e crianças.

Esta receita é muito fácil e rápida de fazer e é feita com ingredientes que normalmente temos em casa. É também a receita perfeita para usar os abacates e bananas que já estejam muito maduros e assim reduzir o desperdício alimentar

É muito importante que o abacate esteja bem maduro para que a mousse fique cremosa, caso contrário a mousse vai ficar com pedaços não triturados. Quanto mais madura estiver a banana, mais doce esta mousse vai ficar, mas também mais acentuado vai ser o sabor a banana. Se quiser um sabor menos acentuado a banana, podes usar uma banana menos madura e adicionar mais 1 ou 2 tâmaras à mousse.

Esta mousse tem de ser feita com antecedência e deixada algumas horas no frigorífico antes de servir. Mas uma dica para não ter de esperar é usar uma banana congelada.

Pode também duplicar esta receita e congelar para ter um gelado delicioso. Pode ser congelada numa forma de pão e depois servida em bolas ou pode ser congelada em formas de gelado.

Faço esta mousse no máximo uma vez por semana porque embora seja muito nutritiva, a banana madura e as tâmaras (que são uma ótima alternativa ao açúcar refinado), têm alto teor de açúcar. Por isso esta mousse deve ser consumida com moderação, especialmente por bebés e crianças.

Benefícios para a saúde

O abacate é considerado um super alimento e não é por acaso. É rico em vitamina K (importante na coagulação do sangue, prevenindo hemorragias), folato (crescimento saudável de células e tecidos), vitamina C (fortalece o sistema imunitário), potássio (necessário para a função celular normal), vitamina B5, vitamina B6 (importantes para o metabolismo, energia e um coração e sistema nervoso saudáveis), vitamina E (fortalece o sistema imunitário). Também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e B3.

A banana é rica em fibras, potássio, vitamina B6. 

As tâmaras são ricas em polifenóis (protege o corpo contra inflamação), em potássio (ajuda a construir músculos e proteínas no corpo), em fibras (sistema digestivo saudável), .

Quem pode consumir

O cacau tem cafeína por isso o ideal é esperar até aos 18/24 meses antes de oferecer e mesmo depois deve ser dado com moderação.

Para bebés a partir dos 12 meses (tâmaras não devem ser oferecidas antes de 1 ano por causa do açúcar) pode substituir o cacau por alfarroba, que não tem cafeína!

Nunca substitua o cacau por chocolate porque o chocolate tem açúcar e a maior parte também tem leite de vaca, que é alérgeno.

Receita

Ingredientes

1 abacate maduro

1 banana madura

3 colheres de sopa de cacau 100%

4 tâmaras Medjool

1 colher de sopa de manteiga de amendoim (opcional)

1-2 colheres de sopa de leite de amêndoa ou água

Modo de preparo

Juntar todos os ingredientes em um robot de cozinha.

Começar por usar apenas 1 colher de sopa de leite ou água e adicionar mais se necessário.

Bater tudo até formar um creme suave. Servir ou congelar.

Substituições

As tâmaras Medjool podem ser susbtituídas por tâmaras secas (usar 4), mas estas precisam de ficar de molho em água quente entre 30 minutos a 2 horas.

Dicas

A manteiga de amendoim ajuda a dar mais cremosidade à mousse e disfarça o gosto da banana, mas esta mousse pode ser feita sem a manteiga de amendoim. 

Para uma mousse com sabor mais intenso a chocolate, adicionar mais uma colher de sopa de cacau e uma tâmara.

Para uma mousse mais doce, adicionar mais 1 ou 2 tâmaras.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: