fbpx

Mais uma ideia de lanche saudável para bebés e crianças. Estes muffins são os melhores muffins que já fiz. São sem açúcar (nenhum tipo de açúcar!), sem glúten e mesmo assim são muito saborosos e super macios.

São uma ótima opção de lanche para comer em casa ou para levar para a rua ou na lancheira para a creche/jardim de infância/escola.

Estes muffins também são uma ótima opção para a introdução alimentar do bebé caso esteja a fazer BLW. Se fizer estes muffins para bebés com menos de 1 ano, o ideal é usar formas de muffins menores, como estas aqui (neste caso esta receita renderia 16 mini-muffins). Todos os ingredientes podem ser oferecidos a partir dos 6 meses, mas o ideal é não começar a introdução da alimentação complementar com receitas elaboradas, então espere até aos 8/9 meses para oferecer estes muffins.

Estes muffins também são uma alternativa para introduzir os mirtilos na alimentação do bebé, uma vez que os mirtilos em contacto com o calor explodem e perdem o formato redondo que representa risco de asfixia.

Substituições

Farinha: Eu uso uma mistura de farinha de castanhas e farinha de aveia porque a farinha de castanhas ajuda a adoçar e a farinha de aveia deixa os bolos mais leves, mas pode usar apenas uma delas.

Banana: Adoro usar banana nos bolos, primeiro porque tenho sempre bananas maduras em casa e depois porque as bananas são excelentes para adoçar bolos, muffins e panquecas. Se não quiser ou não puder usar, experimente substituir pela mesma quantidade puré de maça (applesauce).

Iogurte: Uso o iogurte natural sem açúcar mas pode usar grego também sem açúcar. O iogurte tem um papel importante em ajudar a deixar o bolo fofinho porque o bicarbonato de sódio reage em meio ácido. Mas tem de ser sem açúcar, especialmente para crianças com menos de 2 anos.

Gordura: uso óleo de coco mas pode usar azeite virgem extra também. Uso azeite na maior parte das minhas receitas de bolo e não dá sabor.

Receita

Rende 8 muffins

Ingredientes

1/2 chávena + 2 colheres de sopa de farinha de castanhas (ou farinha de aveia)

1/2 chávena de farinha de aveia (ou mais farinha de castanhas)

2 colheres de sopa de farinha de araruta ou amido de milho

1/2 colher de chá de fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 ovo

1/2 chávena de banana amassada

1/4 chávena de iogurte natural sem açúcar ou iogurte grego

2 colheres de sopa + 2 colheres de chá de óleo de coco (40ml)

1/2 chávena de mirtilos

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 190 graus.

Untar as formas de muffins com óleo de coco e farinha.

Num recipiente juntar a banana amassada, o ovo, iogurte e óleo de coco.

Em outro recipiente juntar as farinhas, fermento e bicarbonato de sódio.

Adicionar os ingredientes secos aos ingredientes úmidos e misture com uma espátula.

Junte as raspas de limão, caso esteja a usar, e os mirtilos.

Adicionar uma colher de sopa a cada forma de muffin.

Assar por 15 a 20 minutos, fazer o teste do palito. Se estiver seco, desligar o forno e deixar os muffins por mais 5 minutos.

Se fizer mini-muffins, os muffins vão precisar de menos tempo para crescer, entre 10 a 15 minutos.

Como congelar os muffins

Deixe que os muffins arrefecer completamente. Depois disponha-os em linha (sem os sobrepor) num saco com zíper ou num recipiente com tampa (neste caso pôr uma folha de papel vegetal por baixo). Retire todo o ar do saco e congele por até dois meses.

Para fazer muffins congelados: Deixe os muffins descongelarem à temperatura ambiente numa grelha de forno por até 3 horas. Se preferir, pode aquecer os muffins em forno quente (150 graus) durante 5 a 10 minutos antes de servir.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: