fbpx

Muffins de chocolate e manteiga de amendoim

A minha filha está quase a fazer 2 anos e tenho andado a fazer alguns testes para o bolo dela. Fiquei muito feliz com esta receita de muffins porque são deliciosos e muito saudáveis! 

Ir para receita

Estes muffins são tudo o que um bolo de chocolate tem de ser: têm um gosto de chocolate, são úmidos por dentro e muito fofinhos. E são sem lactose e levam apenas ingredientes saudáveis: farinha integral, ovos, cacau 100%, xarope de ácer, bananas e pepitas de chocolate 70%, que são totalmente opcionais, mas valem muito a pena!

E como são muito fáceis de fazer uma ótima receita para fazer com as crianças: elas podem virar as chávenas de farinha e cacau para o recipiente, amassar as bananas, misturar a massa ou mesmo encher as formas de muffins com a massa. São ótimos exercícios para treinar a coordenação motora de crianças pequenas!

Estes muffins de chocolate são uma adaptação do bolo de banana sem açúcar. Uso muita banana em bolos desde que a minha filha começou a introdução da alimentação complementar, porque é uma forma de adoçar os bolos e muffins e substituir o açúcar. 

Não gosta de banana ou quer incluir banana nesta receita? Não há problema! Estes muffins de chocolate são super versáteis também:

Substitua a banana amassada por 1 chávena de puré de maçã (applesauce), abacate batido, mesmo puré de abóbora ou batata doce ou iogurte grego sem açúcar (para bebés com mais de 12 meses). 

Para uma versão vegan, substitua os dois ovos por dois ovos de linhaça

Para uma versão sem glúten, substitua a farinha de espelta por farinha de aveia sem glúten ou uma mistura de farinhas sem glúten para bolos. 

Por conterem açúcar, mesmo que uma versão saudável dele e em pouca quantidade, este bolo não pode ser oferecido a bebés com menos de 2 anos. 

Para uma versão sem açúcar para bebés com menos de 2 anos mas mais de 1 ano, pode usar puré de tâmaras caseira  (1 chávena de tâmaras Medjool batidas com ¼ de água) na mesma quantidade.

Alternativamente pode não usar o xarope de ácer e substituí-lo por mais banana amassada. Nesse caso, substitua uma parte do cacau por mais farinha (usar apenas ⅓ de chávena de cacau) porque o cacau 100% é amargo.

Estes muffins são uma ótima opção para a lancheira das crianças mais velhas. Mas por conter açúcar, deve ser dado com moderação. 

Receita

Ingredientes

1 ¼ chávenas de farinha de espelta integral

½ chávena de cacau 100% em pó

1 colher de chá de canela (opcional)

2 bananas grandes amassadas (1 chávena)

1 chávena de água 

⅓ chavena de xarope de acer

2 ovos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

2-4 colheres de sopa de manteiga de amendoim ou outra manteiga de frutos secos1

¼ chávena de pepitas de chocolate (70% ou mais; opcional)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus e untar as formas de muffins com azeite e farinha. 

Amassar bem as bananas para não ficarem pedaços inteiros na massa.

Num recipiente misturar todos os ingredientes líquidos, exceto a manteiga de amendoim.

Em outro recipiente, juntar a farinha, o cacau peneirado2, a canela e o bicarbonato de sódio.

Juntar os secos aos ingredientes úmidos e misturar com uma espátula.

Se usar as pepitas de chocolate, misture-as à massa agora.

Com uma colher medidora de sopa, transferir a massa para as formas de muffins. Use três colheres de sopa por muffin. Para bebés mais pequenos, use apenas 1 colher3. 

Adicionar 1 colher de chá de manteiga de amendoim no centro de cada muffin. Passe o dedo indicador pela massa do bolo4 e empurre a manteiga de amendoim levemente para baixo. 

Assar por 30 minutos. Fazer o teste do palito antes de retirar os muffins. Caso esteja a usar pepitas de chocolate, o palito não vai sair completamente seco.

Notas:

1 Manteiga de avelãs ou nutela caseira saudável são duas opções deliciosas.

2 É ideal peneirar o cacau para evitar que a massa não fique com grumos.

3 Se tiver uma colher de gelado, pode usá-la no lugar da colher de sopa.

4 Passar o dedo pela massa de bolo permite que a manteiga de amendoim não se cole ao dedo.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: