fbpx

Ovos de Páscoa para bebés

Este ano tinha pensado em fazer ovos de chocolate para a Madalena. Comprei até um molde de ovos. Mas a Madalena teve uma caça aos ovos a escola e gostou tanto dos ovos que decidi tentar criar ovos semelhantes.

Não tinha a receita dos ovos da escola mas sabia que eram feitos com amêndoas, cacau e tâmaras. Então decidi adaptar uma receita antiga que tinha de Nutella saudável e criei estes ovos deliciosos que lembram um Ferrero Rocher.

Estes ovos são sem cacau (cacau e chocolate têm cafeína e por isso devem ser evitados antes dos 2 anos), sem açúcar e são vegan (sem lactose e sem ovos). Por isso podem ser consumidos por bebés a partir dos 12 meses e bebés com alergias alimentares como a alergia ao ovo ou APVL.

Para bebés com menos de 12 meses

Estes ovos não são apropriados para bebés com menos de 12 meses por duas razões:

  1. A consistência pode representar risco de engasgo e até aos 18 meses vai depender muito do bebé (exposição a sólidos anterior, mastigação, entre outros)
  2. As tâmaras são cheias de açúcar e por isso devem ser evitadas antes dos 12 meses.

Para bebés antes dos 12 meses ou mais velhos (caso não esteja confiante com a consistência) experimente fazer panquecas ou bolos em formato de coelho e faça à mesma a caça aos ovos!

Receita

Ingredientes

150g de avelãs ou outras oleaginosas (pode usar farinha no lugar)

1/2 cup de tâmaras Medjool / 103 ml peso com caroço; 93ml sem caroço / 6 tâmaras 

2 colheres de sopa + 1 cl de cha de farinha de alfarroba / 12 ml peso

Para envolver:

Farinha de alfarroba

Mistura de farinha de alfarroba e farinha de coco ou co ralado. Usei 5g de farinha para 10g de coco

Modo de preparo

Retirar o caroço das tâmaras e hidrata-las em água a ferver durante 15 a 30 minutos.

Assar as avelãs a 180 graus durante 5 a 10 minutos.

Triturar as avelãs até formarem uma farinha. Eu deixei alguns pedaços por triturar porque a Madalena já tem mais de 2 anos.

Retirar as avelãs trituradas e reservar.

Na mesma trituradora triturar as tâmaras com 2 colheres de sopa da água que estava a hidrata-las.

Num recipiente misturar todos os ingredientes.

Formar o ovos – usei uma colher de chá por ovo – e passar alguns na farinha de alfarroba e outros na mistura de alfarroba e coco.

Para a caça aos ovos do bebé

Envolver os ovos com papel crepe de várias cores.

Imprimir decalques de pegadas de coelho (pode encontrar aqui).

Colar os decalques no chão na direção dos ovos.

Para bebés pequenos (12 meses ou mais) usar apenas uma localização e para bebés mais próximos dos 2 anos usar mais do que uma localização.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: