fbpx

7 dias, 7 receitas de sopa

Sabemos quão desafiante pode ser alimentar um bebé, principalmente no primeiro ano. Temos que garantir que variamos nos ingredientes que oferecemos, que as refeições atendem às necessidades nutricionais do bebé em qualquer fase e que damos comida caseira.

Para ajudá-la durante a fase de introdução da alimentação complementar, preparamos uma ementa de sete sopas para oferecer ao bebé durante a semana. Todas feitas com ingredientes naturais e variados, fáceis de fazer, nutritivas e pensadas para otimizar o uso de ingredientes e reduzir desperdício.

Dicas para reduzir desperdício alimentar

Este artigo está organizado da seguinte maneira:

Receitas de 7 sopas para a semana

Como planear a semana

Como cozinhar para a semana

Template para download

Preparamos também uma versão desta ementa para imprimir para poder tê-la na cozinha sempre à mão para inspiração!

Todas as receitas podem ser feitas com água, caldo de vegetais ou caldo de frango. O caldo de vegetais ou de frango pode ser feito com antecedência e congelado em doses individuais. Como algumas sopas têm bases semelhantes, pode também fazer estas sopas todas de uma vez e congelá-las em porções individuais. Explicamos como em baixo.

Uma nota sobre a proteína animal: Três sopas da semana não têm carne, mas se quiser oferecer carne em todas as refeições pode sempre incluir carne ou caldo de carne nessas sopas.

As receitas

Segunda-feira: Sopa de abóbora, gengibre e coentro

Terça-feira: Sopa de frango e ervilhas

Quarta-feira: Sopa de brócolos, batata e peixe

Quinta-feira: Sopa de grão de bico, alho francês e frango

Sexta-feira: Sopa de abóbora, coco e peixe

Sábado: Sopa de beterraba e manjericão

Domingo: Sopa da pedra para bebés (Sopa de feijão, carne e couve lombarda)

Como planear a semana

A melhor forma de tornar a preparação das refeições da semana mais fáceis é planear a semana:

Começar por definir a ementa da semana. Atualmente, em muitos de nós ainda está em casa, seria: 7 pequenos-almoços, 7 almoços, 7 lanches da tarde e 7 jantares. Para o bebé ou criança, ter também 7 lanches da manhã e ceias, que podem consistir em apenas fruta ou frutas e algum tipo de fruto seco.

Com essa ementa, fazer a lista de compras e definir quando vão ser preparadas as refeições – algumas refeições podem ser cozinhadas no fim de semana e congeladas, outras durante a semana. Mas com este planeamento torna-se mais fácil ter menos trabalho durante a semana, ter sempre comida para o bebé e comida saudável, nutritiva e caseira.

Na próxima secção, damos o exemplo de como preparar esta ementa de sopas com dicas para reduzir desperdício alimentar e ter comida congelada pronta para a semana seguinte. Com planeamento, não temos de cozinhar só para o bebé – podemos aproveitar para cozinhar o mesmo para toda a família com alguns ajustes – ou podemos até fazer snacks ou preparar alguns alimentos para a semana seguinte.

Para esta ementa por exemplo, a lista de compras seria:

7 cebolas
1 cabeça de alho
7 cenouras
1 abóbora
2 batatas
2 batatas doce
1 brócolos
1 nabo
1 alho francês
2 beterrabas
1 couve lombarda
1 molho de coentros
1 molho de salsa
1 molho de manjericão
1 pacote de ervilhas congeladas
1 embalagem de peito de frango do campo
1 pescada fresca cortada ou congelada
1 embalagem de peito de vaca
1 pacote de grão de bico
1 pacote de feijão catarino
1 leite de coco

Como cozinhar para a semana

As sopas para os bebés são feitas em pequenas quantidades e como estas sopas já são mais elaboradas, e não apenas papas com 1 ingrediente, elas podem ser feitas para toda a família (a lista de ingredientes e receitas são pensadas assim). Se quiser fazer estas sopas apenas para a sua bebé, reduza as receitas para metade.

Deixamos aqui algumas dicas para tornar o cozinhar para a semana o mais fácil possível:

Não fazer comida diferente só para o bebé

A maioria dos bebés, a partir dos 9-12 meses já comem quase tudo o que a família come, é só preciso alguns ajustes (por exemplo, não incluir sal ou picante).

As sopas que criamos para estes 7 dias, 7 sopas são deliciosas e podem ser feitas para toda a família. Faz-se a mesma base, depois separa-se a sopa do bebé com a carne ou peixe e tritura-se. A da família pode ter alguns pedaços inteiros e não ter carne.

A sopa de carne e feijão, por exemplo, é uma versão saudável da sopa da pedra que não leva enchidos. Pode fazer a sopa como manda a receita e depois separar uma parte para o bebé e triturar tudo, incluindo o feijão e a couve lombarda. A da família, fica com pedaços inteiros.

À medida que o bebé vai crescendo, pode começar a deixar alguns pedaços por triturar na sopa, caso seja assim que a família come.

Usar o mesmo ingrediente várias vezes

Uma forma eficaz de cozinhar é pensar em bases semelhantes entre as receitas da semana, de forma a usar o mesmo ingrediente várias vezes.

Para esta ementa, as sopas de segunda e quarta-feira têm a mesma base (cebola, alho, cenoura), então pode refogar a cebola, o alho e a cenoura, cozê-los e depois dividir em duas panelas: numa acrescentar a abóbora e coentros e na outra a batata, brócolos e o peixe. O mesmo com as sopas de terça-feira e quinta-feira.

O grão-de-bico que é usado na sopa de quinta-feira pode virar um bacalhau com grão na quarta ou sexta-feira. Outra opção é fazer húmus com o grão que sobra para os lanches dessa semana e da semana seguinte. Ou então pode usar parte do grão nessa semana e congelar o restante grão já cozido para a sopa da semana seguinte. Isto vai permitir reduzir trabalho na semana seguinte.

Também pode usar exatamente os mesmo ingredientes na comida do bebé e dos adultos (e crianças), apenas confeccioná-los de forma diferente. Por exemplo:

Quinta-feira: Sopa de alho-francês grão e frango para o bebé; grão-de-bico refogado com alho francês, peito de frango grelhado e cenoura no forno para a família.

Sexta-feira: Sopa de abóbora, coco e peixe para o bebé; Caril de peixe e abóbora para a família acompanhado com arroz.

Cozinhar aos fins-de-semanas

Com as refeições da semana planeadas, deixar uma manhã ou uma tarde ao fim de semana pode ajudar muito nas refeições da semana.

Pode preparar as refeições de segunda, terça e quarta-feira por exemplo e deixá-las no frigorífico ou congelar e para os restantes dias da semana deixar coisas preparadas (ou pelo menos que facilitem a preparação das refeições) e congelar.

Por exemplo: Se na sua ementa tem massa com pesto de manjericão para o jantar de quinta-feira, pode fazer o pesto no fim de semana e congelar.

7 dias, 7 sopas – Template para download

7 dias, 7 sopas - cardápio para a semana do bebé

DOWNLOAD

Enviar link para download para:

Subscreva para receber as últimas receitas e artigos no seu email. Pode sair da lista a qualquer momento

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: