fbpx
Sopa de Ervilhas - Comida de Bebé

A melhor sopa de ervilhas

Esta sopa tem uma cor verde tão viva e linda que nem parece real. É incrivelmente saborosa e muito fácil de fazer!

Porque esta receita é tão boa

As ervilhas são um vegetal fantástico para ter sempre à mão. Mantém a mesma qualidade frescas ou congeladas e encontram-se em qualquer supermercado. Cá em casa temos sempre no congelador para dias mais corridos e refeições SOS (ervilhas com ovos escalfados é uma dessas opções). Esta sopa pode ser feita num desses dias corridos porque é muito fácil e rápida de fazer, mas também pode ser feita com tempo e planeamento – é uma das nossas sopas favoritas e por isso muitas vezes faço-a no domingo para toda a semana. 

Benefícios para a saúde

As ervilhas são uma fonte excelente de fibras (importante para a digestão e manter a saúde intestinal) e proteína. Contém ainda várias vitaminas, minerais e antioxidantes, como vitamina A, K, C, tiamina, folato e manganês. 

Quem pode consumir

Bebés a partir de 1 ano se for feita com manteiga, natas de vaca e/ou creme fraiche. As natas de arroz podem ter sal, e se tiverem também não podem ser consumidas por bebés com menos de 1 ano. 

Para bebés com seis meses ou a iniciar a introdução da alimentação complementar, o ideal é oferecer esta papa de ervilhas. Pode também fazer esta sopa substituindo a manteiga por azeite e omitindo as natas e o creme fraiche.

Para uma versão sem glúten, substituir a farinha de espelta por farinha de arroz.

Receita

Ingredientes

3 chávenas de ervilhas (450g)

3 chávenas de caldo de vegetais

3 colheres de sopa de manteiga (aprox. 40g)

40g de farinha de espelta

⅓ chávena de cebola picada

⅓ chávena de natas (aprox. 85 ml)

Sal a gosto

4 colheres de sopa de creme fraiche para servir (opcional)

Limão a gosto para servir

Método de preparo

Derreter a manteiga numa panela em fogo médio durante 1 a 2 minutos.

Adicionar a farinha e mexer para juntar com a manteiga. Cozinhar a farinha durante alguns minutos, mexendo sempre, até sentir um aroma de farinha cozinhada. 

Adicionar a cebola picada e o sal à mistura de farinha e cozinhar durante mais ou menos 5 minutos.

Adicionar o caldo de vegetais, misturar tudo bem e deixar o caldo ferver. 

Quando caldo ferver, reduzir o fogo para o mínimo e deixar o caldo borbulhar (sem nunca ferver) e adicionar as ervilhas.

Cozer as ervilhas por 5 minutos ou até as ervilhas estarem cozidas.

Ir misturando ocasionalmente para prevenir que a farinha agarre ao fundo.

Quando as ervilhas estiverem cozida, adicionar as natas e triturar a sopa com uma varinha mágica ou no liquidificador na potência máxima até estar bem triturada, pelo menos 5 minutos

Servir com um pouco de creme fraiche por cima e algumas gotas de limão.

Substituições

Podes substituir a manteiga por azeite ou manteiga vegan. Cuidado que óleo ou manteiga de coco dão muito sabor à sopa. 

Podes substituir o caldo de vegetais, por qualquer caldo ou mesmo por água. Eu não aconselho usar caldos prontos porque normalmente são muito processados e têm ingredientes maus como o glutamato monossódico. Se optares por usar um caldo pronto compra caldos já feitos em embalagens tipo de leite (vendem-se no El Corte Inglés). 

Podes substituir ervilha por brócolos, aspargos ou qualquer vegetal verde escuro.

As natas podem ser substituídas por natas de aveia, soja ou arroz. A minha preferida para pratos salgados é a de arroz. Para bebés com menos de 12 meses usar iogurte grego sem açúcar. Para bebés que não tenham sido introduzidos aos lacticínio, excluir as natas e não substituir.

Dicas

O processo de triturar a sopa é muito importante para obter uma sopa cremosa. Muitas vezes as sopas não ficam cremosas porque simplesmente não foram batidas durante tempo suficiente. É importante perder algum tempo a bater a sopa. Eu prefiro usar o liquidificador – tenho um de vidro, que é ideal para temperaturas quentes – mas pode usar a Bimby, caso tenha, ou uma varinha mágica. 

Para quem gosta de sopa com vegetais inteiros, o ideal é fazer a sopa com 2 ¾ chávenas de ervilhas e cozer ¼ de chávena de ervilhas em água e adicionar à sopa depois de estar triturada.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: