fbpx
caldo vegetais

Caldo de vegetais

Este caldo de vegetais é muito fácil de fazer e é bom fazer em grandes quantidades e congelar uma parte em doses individuais (1 a 2 chávenas por recipiente).

É algo que tento ter sempre em casa congelado para fazer sopas, cozer quinoa, arroz, risoto, vegetais, carnes ou lentilhas.

A combinação base do caldo de vegetais é cebola, cenoura e aipo em quantidades iguais, mas pode se adicionar também alho francês ou, para um caldo com sabor mais forte, cogumelos – que dá para fazer ramen vegetariano.

Para dar mais sabor ao caldo, deve-se adicionar ervas aromáticas frescas. Mas é importante adicioná-las de forma a conseguir tirá-las a meio do processo (eu uso o recipiente para o chá)

Receita

Ingredientes

1 cebola grande

1 cenoura grande

1 talo de aipo

2 folhas de louro

3 litros de água

Modo de preparo

Retirar a casca de fora da cebola e lavar bem a cebola, a cenoura e o aipo.

Picar os três em cubos.

Numa panela em fogo alto, adicionar um fio de azeite. 

Juntar a cebola, cenoura e aipo e deixar cozinhar por alguns minutos ou até começarem a ficar dourados. É muito importante não deixar queimar os vegetais porque vai alterar o sabor do caldo.

Adicionar um pouco de água. Mexer bem o fundo da panela com uma colher e adicionar a restante água

Deixar ferver e depois reduzir o fogo para o caldo ficar a borbulhar mas sem ferver.

Cozer durante 3 a 4 horas.

Ao longo desse tempo é importante ir retirando a espuma que se forma em cima e adicionando mais água fria se necessário.

No final coar e separar em frascos individuais de vidro.

Dicas

Usar sempre água fria para fazer caldos, uma vez que a água fria permite que a gordura suba para a superfície para ser retirada.

Muitas pessoas não gostam de quinoa, mas normalmente é porque não acertaram ainda com a forma de fazer quinoa. A dica para fazer a quinoa perfeita é cozê-la em caldo vegetais com 1 parte de quinoa para duas de caldo. 

Depois é só usar a quinoa para acompanhar carne ou legumes no forno, para fazer salada de quinoa e ovo estrelado ou nuggets de quinoa no forno.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: