fbpx

Sopa cremosa de brócolos

Esta sopa de brócolos é cremosa, tem uma consistência aveludada e uma cor verde maravilhosa. Pode ser oferecida ao bebé a partir dos 6 meses, mas como todas as sopas do blog, é uma sopa maravilhosa para toda a família.

Andava já há algum tempo sem inspiração nenhuma para fazer sopas. Os enjoos do primeiro trimestre também não ajudaram e tudo o que conseguia comer era sopa de abóbora e gengibre. Esta sopa de brócolos trouxe-me a inspiração de volta.

Queria fazer uma sopa que tivesse um sabor marcado de brócolos. Normalmente quando juntamos vários vegetais para as sopas, elas acaba por ficar sempre com um sabor semelhante.

Mas a Madalena continua selectiva, especialmente com os vegetais verdes escuros, e então queria uma sopa que soubesse realmente a brócolos. E esta sopa faz exatamente isso!

Se está a fazer a introdução da alimentação complementar do seu bebé com sopas, lembre-se de tentar oferecer sopas, que como esta sopa de brócolos, têm o sabor de um só alimento. Isto permite que o bebé conheça o sabor dos alimentos individualmente. Algo que é mais difícil quando oferecemos sopas com vegetais misturados.

Nesta receita, sugiro servir a sopa com alguns floretes de brócolos inteiros e sementes de girassol. Se tem um bebé pequeno, pode amassar os floretes e triturar as sementes e misturá-los à sopa já batida.

As sementes de girassol são um alimento fantástico para adicionar à alimentação do bebé. São uma fonte fantástica de fonte de gorduras boas, proteína fibras, vitamina E e vitaminas do complexo B (incluindo folato). Além disso, têm cobre, magnésio, selênio, ferro e zinco.

Mas porque não as podemos oferecer inteiras, às vezes ficamos com alguma dificuldade em oferece-las nas refeições. Triturar e misturar

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), as sementes inteiras representam risco de engasgo até aos 24 meses. A partir dessa idade, veja sempre se o seu bebé está preparado antes de começar a oferecer sementes inteiras.

Sopa cremosa de brócolos

Esta sopa pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Tem um sabor intenso e maravilhoso a brócolos e por isso uma ótima forma de variar as sopas de legumes e expor o bebé ao sabor dos brócolos.
Prep Time 5 mins
Cook Time 20 mins
Course Primeiro prato, Sopa
Cuisine Portuguesa
Servings 8 pessoas

Utensílios

  • Liquidificadora ou varinha mágica

Ingredientes
  

  • 500 g brócolos (flores, talos e folhas) (1 brócolos grande ou 2 pequenos)
  • 500 g cebola (2 cebolas grandes)
  • 100 g cenoura (2 cenouras pequenas)
  • 400 g batata
  • 1 colher de chá azeite
  • 2 a 3 colheres de sopa sementes de girassol (opcional)

modo de preparo
 

  • Corte a cebola, cenoura e a batata em pedaços.
  • Separe os floretes dos brócolos e pique bem os talos e folhas.
  • Numa panela, refogue a cebola e a cenoura até ganherem um pouco de cor.
  • Adicione a água fria e as batatas e deixe levantar fervura.
  • Reduza o fogo para médio-baixo e coza por 10 a 15 minutos.
    A água deve borbulhar sem nunca ferver.
  • Adicione os brócolos e coza por mais 5 a 10 minutos.
    Os brócolos devem ficar macios mas não demasiado cozidos senão perdem a cor.
  • Opcional: Retire alguns floretes de brócolos para servir.
  • Triture a sopa durante 5 minutos na liquidificadora. Se tiver ficado muito sopa do cozimento dos vegetais, retire uma parte e adicione depois caso queira a sopa mais líquida.

Notas

Dica: Não deite fora as cascas das batatas. Corte em tiras, lave-as bem, seque bem e asse com um pouco de azeite e sal. Ficam crocantes e deliciosas. 
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: