fbpx

Sopa de abóbora, gengibre e coentro

Esta sopa é uma das nossas favoritas cá em casa. O gengibre e os coentros são uma combinação perfeita com a abóbora e dão um sabor delicioso a esta sopa. E como todas as sopas do 7 dias, 7 sopas, podem ser consumidas por toda a família. 

Embora esta sopa possa ser oferecida ao bebé logo a partir dos 6 meses, o ideal é começar sempre a introduzir alimentos o mais próximo do natural possível (cozidos sozinhos) para o bebé conseguir explorar e provar cada ingrediente sozinho. Mas é uma excelente opção a partir dos 7 ou 8 meses de idade.

Esta sopa é muito boa para bebés. A abóbora é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, especialmente betacaroteno, um carotenóide que o nosso corpo transforma em vitamina A (apoio do crescimento e desenvolvimento normais em crianças; ajuda a manter dentes, ossos e tecidos moles saudáveis). A abóbora também é rica em vitamina C, vitamina E, ferro e folato. O gengibre é um anti-inflamatório fantástico. A cenoura, cebola e coentros adicionam ainda mais vitaminas e minerais.

Como preparar sopas deliciosas para bebés

A base das sopas normalmente é sempre a mesma – cebola, cenoura e (algumas vezes) aipo  -, a mesma dos caldos de vegetais e frango, mas há três coisas que fazem com que uma sopa fique sempre boa:

  1. Refogar os vegetais: refogar os vegetais permite que eles caramelizem, adicionando mais sabor à sopa. Os vegetais podem ser refogados com um pouco de azeite ou manteiga na panela ou mesmo assados até ganharem cor e depois cozidos em água ou caldo.
  2. Usar batata ou farinha para dar consistência à sopa. Sim, usar farinha e manteiga depois de refogar a cebola, como se fosses fazer um bechamel, deixa a sopa fantástica. Substitui a batata e pode ser feito com farinha integral! Se, por alguma razão, queres fazer a sopa sem hidratos de carbono, é muito importante faz
  3. Triturar bem a sopa: Para uma sopa cremosas e suave, é preciso perder algum a triturar a sopa – pelo menos 15 minutos. Algumas sopas precisam ainda ser coadas depois de trituradas, mas não á o caso desta sopa de abóboras

Receita

Ingredientes

1 cebola

1 cenoura

1 dente de alho

½ colher de chá de gengibre picado

1 abóbora manteiga ou hokkaido 

¼ chávena de coentros picados (mais a gosto)

Azeite

Sal e pimenta a gosto (apenas para bebés acima de 1 ano)

1 colher de sopa de linhaça moída (opcional)

Modo de preparo

Picar todos os vegetais grosseiramente. Não é necessário picar muito porque esta sopa vai ser triturada.

Numa panela média, começar por refogar a cenoura e cebola com um fio de azeite.

Quando a cebola e cenoura ganhar alguma cor – entre 5 a 10 minutos – adicionar o alho e refogar por mais 5 minutos.

Adicionar o gengibre e refogar por 1 minuto. 

Adicionar a abóbora, e água suficiente para cobrir os vegetais, deixar levantar fervura e reduzir para fogo médio-baixo. 

Cozer até os vegetais estarem macios. Fazer o teste do garfo na cenoura.

Quando os vegetais estiverem cozidos, adicionar os coentros, linhaça e triturar.

Se esta sopa for para a família toda, separar a parte do bebé e ajustar o sal e pimenta para a família.  

Para servir

Para crianças mais velhas, podes servir esta sopa com: amêndoas laminadas assadas ou  sementes de abóbora na frigideira, coentros ou mesmo uma colher de sopa de iogurte de coco.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: