fbpx

Sopa de beterraba e manjericão

Esta sopa é parte do ementa semanal de sopas para o bebé do 7 dias, 7 sopas. Como todas as sopas da ementa, esta sopa é feita para toda a família!

Ir para a receita

A beterraba é um alimento maravilhoso! Cheia de nutrientes essenciais para bebés e crianças, a beterraba é uma ótima fonte de fibras, folato (vitamina B9), manganês, potássio, ferro e vitamina C.

Mas muitos pais têm dificuldade em incluir beterraba no segundo prato do bebé por não terem o hábito ou não gostarem de comer beterraba. Uma das formas de introduzir beterraba na alimentação do bebé desde cedo é com esta sopa!

Esta sopa também é uma ótima opção para incluir mais beterraba na alimentação de toda a família. Tem um gosto suave a beterraba, é nutritiva, muito saborosa e aconchega o estômago.

Uma nota sobre esta sopa: A maior parte das sopas pode ser feita com caldo de vegetais ou água sem grande diferença no sabor, mas usar o caldo de vegetais faz toda a diferença nesta sopa. Por isso embora possa fazer com água, aconselhamos mesmo a usar caldo de vegetais. 

Evite usar caldos em pó ultraprocessados que são cheios de sal e outros ingredientes pouco saudáveis. O ideal é fazer caldo de vegetais caseiro (ensinamos o passo a passo neste artigo). É muito fácil de fazer e pode até ser feito com restos dos vegetais (como cascas de cenoura!). Pode também fazê-lo em grandes quantidades e ter sempre congelado. Costumo sempre congelar em porções de 1, 2 ou 3 chávenas em frascos separados para usar para fazer sopas, arroz ou quinoa.

Receita

Ingredientes

3 beterrabas grandes

1 cenoura média

1 batata doce média

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de chá de gengibre picado (opcional)

1 colher de sopa de azeite

4 chávenas de caldo de vegetais ou água

Sal a gosto (excluir para bebés com menos de 12 meses)

2 colheres de sopa de manjericão fresco

Modo de preparo

Faça o caldo de vegetais conforme esta receita1. 

Picar grosseiramente todos os vegetais.

Numa panela, aquecer o azeite. Adicionar a cebola picada e refogar até a cebola estar dourada.

Adicionar o alho e o gengibre, caso esteja a usar, e cozinhar por mais 1 a 2 minutos e ir mexendo. É muito importante não queimar o gengibre porque vai dar mal gosto à sopa.

Adicionar a beterraba, a batata doce e a cenoura e cozinhar por mais alguns minutos. 

Adicionar caldo de legumes e deixar levantar fervura.

Em seguida, reduzir o fogo para médio baixo, tapar parcialmente a panela e cozinhar por 25-30 minutos ou até que as beterrabas e a cenoura estarem bem  macias.

Transferir a sopa para um liquidificador e juntar o manjericão. Triturar durante vários minutos até ficar obter um creme macio e sem pedaços. 

Para bebés servir apenas assim. Para crianças mais velhas ou adultos, pode servir com creme fraiche, iogurte natural sem açúcar ou iogurte sem açúcar de coco vegan e mais manjericão fresco picado.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: