fbpx

Sopa de brócolos, batata e peixe

Esta sopa além de ser uma refeição completa e ideal para as primeiras sopas do bebé, é super nutritiva e cheia de fibras e por isso é uma ótima opção para alturas em que o bebé está obstipado. E para estas fases, podes adicionar mais fibras, substituindo a batata por batata doce ou courgette.

Esta é uma receita de sopa para bebés muito versátil e é feita com ingredientes que podemos ter sempre à mão no congelador ou na despensa. Pode ser feita com brócolos frescos, brócolos congelados ou com espinafres no lugar dos brócolos.

Os brócolos são uma das melhores fontes de vitamina C (importante para o sistema imunitário) e K (importante para parar hemorragias).

Para esta receita de sopa pode usar qualquer peixe branco que tenha lombos maiores e poucas espinhas ou espinhas grandes e fáceis de retirar. Algumas sugestões: Pampo, Garoupa, Robalo, Dourada, Pescada).

Lembrando que o peixe é um alimento alérgeno (especialmente a pescada), então é importante discutir a introdução do peixe com o pediatra da bebé e introduzi-lo pelas primeiras vezes sempre de manhã e fora dos horários das sestas para observar qualquer reação no bebé.

Receita

Ingredientes

1 filete ou lombo de peixe branco sem espinhas

Cabeça do peixe (opcional)

1 folha de louro (opcional)

1 cebola

1 cenoura

1 brócolos médio

1 batata média ou 2 pequenas

2 colheres de sopa de salsa picada

Azeite

Sal (para bebés acima de 1 ano)

Modo de preparo

Fazer o caldo de peixe: Cozer a cabeça do peixe com a folha do louro em água suficiente para cobri-la. Deixar ferver e cozer durante pelo menos 30 minutos. Alternativamente, podes usar água para fazer a sopa e omites esta parte.

Numa panela, adicionar a cebola e cenoura picadas grosseiramente com um fio de azeite. Refogar.  

Adicionar os brócolos cortados, as batatas e a água da cozedura do peixe (mais ou menos metade; o suficiente para cobrir os legumes mas não mais). 

Deixar ferver, reduzir o fogo para médio-baixo e cozer por 5 a 10 minutos. 

Adicionar o filete ou lombo de peixe cortado em bocados. Cozer por mais 10 minutos ou até o peixe estar cozido. 

Quando o peixe e os legumes estiverem cozidos, desligar o fogo, adicionar a salsa e triturar.

Dicas

A cabeça do peixe tem uma carne muito macia e saborosa. Depois de arrefecer, podes retirar essa carne e servir por cima da sopa, se for um bebé mais velho, usar em outro prato ou mesmo congelar. 

Podes congelar a outra metade do caldo de cabeça de peixe num vidro esterilizado e utilizá-lo em outra sopa de peixe, como a sopa de abóbora e peixe, num caril de peixe ou numa açorda.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: