Esta sopa de cenoura e curcuma é deliciosa, uma verdadeira comida de conforto. Pode ser oferecida a bebés desde os 6 meses.
Está é a sopa a que recorro nas alturas em que não tenho muita vontade de comer sopa. As especiarias, sem exagerar, dão-lhe um gosto muito agradável é diferente das sopas que normalmente têm sempre a mesma base.
Mas os bebés podem comer especiarias?
Podem e devem na minha opinião! As especiarias adicionam um sabor muito diferente à comida (especialmente porque a comida do bebé é sem sal). Expandem o paladar das crianças e podem torná-las mais abertas a experimentar alimentos e comidas diferentes.
Se está a começar a introduzir especiarias, ofereça uma de cada vez e aumente a quantidade gradualmente.
Se tem um bebé ou criança a passar por uma fase de seletividade, experimentem fazer está sopa de cenoura!
Pode reduzir o gengibre e a curcuma. Pode também acrescentar um pouco de couve-flor (alguns floretes apenas) para nutrientes extra.
Mas lembre-se: mesmo em fases de seletividade, a sopa não deve substituir a oferta de vegetais no prato.
E as sementes de sésamo?
As sementes, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), representam risco de engasgo para bebés e crianças pequenas. As de sésamo não pelo tamanho mas porque podem ser aspiradas, por isso nesta fase o ideal é triturar as sementes.
Uma super dica, à estilo Pinterest, é colocar as sementes de sésamo num moedor de pimenta, desses que se compra no IKEA.
Lembrando que as sementes de sésamo são um alergénico comum e por isso devem ser introduzidas com os cuidados habituais. Ver como neste artigo.

Sopa de cenoura e curcuma
Utensílios
- Bimby (opcional)
Ingredientes
- 1 cl sopa azeite
- 1 cebola
- 1 alho francês; apenas parte branca (guardar parte verde em refogados)
- 600-700g cenoura (6 cenouras médias)
- 200-300g mandioca
- 1/2 raiz de cúrcuma fresca (mais ou menos 5-10 cm)
- 1 pedaço de gengibre (a gosto) eu uso mais ou menos 2-3 cl chá
- sal (+12 meses) e pimenta preta q.b.
- sementes de sésamo pretas q.b para servir
modo de preparo
- Cortar grosseiramente os vegetais.
- Refogar a cebola, cenoura e alho francês no azeite em lume medio-alto.
- Quando estiverem dourados, adicionar a mandioca, curcuma, gengibre e água suficiente para cobrir durante 20 minutos em lume médio. (Na bimby 20 min / varoma / vel colher).
- Triturar 1 min (na bimby 1 min / vel 10).
- Servir com sementes de sésamo (trituradas para o bebé e crianças pequena.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.