fbpx

Sopa de feijão

Para mim, poucas coisas sabem tão bem em dias frios como uma sopa de feijão. Quente, reconfortante e super nutritiva, pode muito bem ser uma refeição completa. Experimente acompanhar com pão torrado e regado com um pouco de azeite.

O feijão é um alimento excelente para oferecer a bebés desde o início da introdução da alimentação complementar e esta sopa pode ser oferecida a partir dos 6 meses. O feijão é fonte de fibras e é rico em proteína, vitaminas B, ácidos graxos ômega-3. Mas o maior benefício para bebés é o facto feijão ser rico em ferro (transporte de oxigênio para as células, desenvolvimento neurológico, suporte da digestão e absorção de nutrientes para levar energia ao corpo) e folato (suporte do desenvolvimento dos tecidos do cérebro e da medula espinhal, DNA e produção de células, fortalecimento do sistema digestivo, imunitário e nervoso), dois nutrientes tão importantes e que o leite materno não oferece em quantidade suficiente depois dos 6 meses.

Esta sopa é uma versão saudável e vegan da sopa da pedra. Como retiramos os enchidos e as carnes, adicionamos sabor através de vegetais, do tomate, da malagueta e dos restantes vegetais.

Se quiser, pode sempre adicionar carne a esta sopa, especialmente se for a refeição completa do bebé: mantenha as medidas e adicione 100 a 200g de carne de vaca magra. Coza ao mesmo tempo que o resto da sopa e depois triture tudo.

Uma nota sobre os enlatados

Cá em casa usamos leguminosas frescas na maior parte das vezes. Demolhamos durante a noite e cozemos um pacote inteiro. Depois separamos em doses individuais e de tamanhos variados e congelamos.

Veja o nosso Guia para cozer leguminosas.

A medida de feijão desta sopa vem em gramas (em vez de chávenas) para ser equivalente a 1 lata ou vidro de feijão grande. Se optar por feijão enlatado certifique-se que não tem BPA e baixo teor de sal (para bebés com menos de 12 meses não pode ter qualquer sal). Falamos sobre enlatados neste artigo.

Receita

Ingredientes

400g de feijão encarnado cozido (ou 1 lata grande de 540g/400g peso escorrido)

1 embalagem de tomates cherry

1 cebola

1 batata pequena

1 nabo pequeno

2 cenouras pequenas

4 a 6 folha de couve coração

1/2 malagueta sem sementes (apenas para bebés com +12 meses e que estejam habituados*)

Azeite, sal e pimenta a gosto

1 folha de louro

Manjericão fresco e picado para servir

Opcional: 200 gramas de carne de vaca magra cortada em cubos

Modo de preparo

Cortar grosseiramente a cebola e os tomates.

Cortar a cenoura, nabo e batata em cubos pequenos. Se for triturar a sopa completamente, pode cortar também em pedaços grandes como a cebola e o tomate.

Cortar grosseiramente as folhas de couve coração (elas vão ser trituradas, mas se quiser deixá-las inteiras, pique-as de forma apropriada para a idade do bebé ou criança).

Numa panela adicionar um fio de azeite, o louro e a cebola.Refogar.

Quando a cebola tiver alguma cor, adicionar os vegetais e refogar por mais alguns minutos.

Adicionar o tomate e refogar por mais alguns minutos também e depois adicionar o feijão e água suficiente para cobrir.

Quando os vegetais estiverem cozidos, retirar com uma concha uma parte (que vai usar para servir), e adicionar a couve coração. Cozer por mais 5 a 10 minutos.

Retirar a folha de louro e triturar.

Servir com o feijão e vegetais cortados que reservou, o manjericão picado e um fio de azeite.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: