fbpx

Sopa de frango e ervilhas

Cá em casa tenho sempre sopa feita no frigorífico ou no congelador porque a sopa é uma forma de garantir que a bebé está sempre alimentada e a consumir nutrientes de vegetais mesmo quando não está muito interessada em comer ou porque não lhe apetece, ou porque há dentes a sair ou porque está cansada. Era já um hábito nosso comer sopa antes do segundo prato e comer sopa é um ótimo hábito que damos aos bebés porque a sopa é uma forma de garantirmos que estão a obter os nutrientes necessários dos vegetais, mesmo quando não gostam muito de vegetais separados. 

Fazer download gratuito do template 7 dias, 7 sopas.

Esta sopa é uma das minhas opções favoritas para a fase de dentes ou constipações, porque tem proteína e a ervilha tem um gosto muito suave e costuma ser bem aceite. É deliciosa, muito nutritiva e uma refeição completa para bebés na fase de introdução alimentar. É também uma ótima forma de garantir que bebés que estejam numa fase de selectividade alimentar ou a rejeitar alimentos, comam alimentos saudáveis e nutritivos. 

Vegetais verdes têm quase todas as vitaminas e minerais que possamos imaginar. As ervilhas, especificamente, são uma boa fonte de ferro (produz novos glóbulos vermelhos e transporta oxigênio pelo corpo; muito importante a partir dos 6 meses quando o leite materno deixa de oferecer a quantidade suficiente de ferro) e vitaminas B. Também contém fósforo (ossos e dentes fortes).

Esta receita de sopa de ervilhas e frango leva farinha e manteiga. É esta combinação de farinha e manteiga (o chamado roux, que é a base do bechamel) que permite que esta sopa tem uma cremosidade e sabor incríveis. Muitas vezes faço esta receita com batata em vez de farinha. É o ideal para bebés antes dos 9 meses. E para bebés até aos 12 meses, a manteiga tem de ser substituída por azeite. 

Receita

Ingredientes

1 cebola

1 cenoura

3 colheres de sopa de manteiga

3 colheres de sopa de farinha de espelta integral

3 chávenas de ervilhas congeladas

3 chávenas de caldo de vegetais ou água

1 peito de frango

¼ chávena de manjericão

Modo de preparo

Derreter a manteiga em fogo médio durante 1 a 2 minutos. 

Adicionar a farinha e cozinhar, mexendo, por alguns minutos, até a farinha adquirir um aroma levemente cozido. 

Adicionar a cebola picada e a cenoura e refogar durante mais ou menos 5 minutos. 

Adicione o caldo de vegetais, mexendo continuamente (especialmente o fundo) para que a farinha não agarre ao fundo da panela e queime.

Quando o caldo começar a ferver, adicionar o peito de frango cortado em pedaços e reduzir o fogo para o mínimo. Cozer durante 10 a 15 minutos ou o frango estar cozido.

É importante que o caldo não ferva para não queimar a farinha. 

Adicionar as ervilhas e cozer por mais 5 a 10 minutos. 

Alternativa: Cozer ¼ chávena de ervilhas separadamente em água e adicionar no final à sopa (depois de triturada)

Quando a ervilha e o frango estiverem cozidos, desligar o fogo.

Adicionar o manjericão picado e triturar. Servir.

Como servir a sopa

Servir com sementes de sésamo previamente grelhadas, com iogurte natural sem açúcar ou com ervilhas inteiras (para bebés mais velhos)

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: