fbpx

Sopa de grão e frango

Esta sopa é mesmo comida de conforto. E mais do que qualquer sopa na ementa de 7 sopas para a semana, esta sopa é uma refeição completa para os adultos. É daquelas sopas que também congela muito bem e pode ser feita em grandes quantidades.

Fazer esta sopa de bebé para toda a família é muito simples:

Faça a base da sopa como está na receita e sem o sal.

Quando estiver tudo cozido, retirar uma parte para o bebé e triturar.

À restante sopa, ajustar o sal, triturar uma parte (gosto de triturar a base da sopa com um pouco de grão e deixar o restante grão e o frango inteiros. 

Para facilitar o preparo desta e de sopas em geral para o bebé e para a família tenha sempre grão cozido no congelador. Se tiver que fazer o grão para fazer esta sopa veja o passo a passo no nosso Guia de Cozinhar Leguminosas.

Receita

Ingredientes

500 g de sobrecoxas de frango do campo sem pele

1 cebola

1 alho francês

1 cenoura média

1 nabo pequeno

1 chávena de grão de bico cozido

1/3 chávena de grão cozido para servir (para bebés mais velhas e adultos apenas)

2 colheres de sopa de azeita

1/2 colher de chá de cúrcuma

2 colheres de salsa picada

6 chávenas de água ou caldo de frango

Modo de preparo

Há duas opções para preparar o frango nesta receita:

Cortar o frango cru em pedaços pequenos 

Usar as sobrecoxas inteiras e desfiar depois de cozida

A segunda opção requer mais tempo de cozimento, mas dá mais trabalho na preparação do frango. Por isso é uma opção pessoal e normalmente está ligada à pessoa gostar ou não de manipular frango cru. Vamos dar o procedimento para a primeira opção.

Picar todos os vegetais. Se for triturar a sopa, pode picá-los grosseiramente. Se for deixar os vegetais inteiros (ou parte deles) deve picar bem os vegetais, especialmente se for oferecer a um bebé mais velho ou criança.

Retirar a pele das sobrecoxas, cortar a carne em pedaços e deitar fora os ossos1

Adicionar o azeite a uma panela em fogo médio-alto. Adicionar o frango e deixar cozinhar até estar dourado.

Retirar o frango da panela e reservar.

Adicionar a cebola, alho francês e cenoura à panela e refogar. Mexa bem os vegetais para garantir que retira todo o sabor da caraterização do frango do fundo da panela – isto dá muito sabor à sopa!

Quando os vegetais estiverem dourados, adicionar a cúrcuma, misturar e cozinhar por 30 segundos.

Adicionar duas colheres de sopa de água e mexer bem o fundo da panela. Adicionar a restante água ou caldo de frango, nabo e o frango.

Cozinhar durante 20 minutos ou até estar pronto2.

Ao fim de 15-20 minutos, adicionar o grão já cozido e deixar cozer por mais 5 a 10 minutos. A sopa deve cozer um total de 20 a 30 minutos.

Para um bebé em fase de introdução da alimentação complementar ou bebés e crianças que gostem da sopa triturada: Adicionar a salsa e tritura tudo.

Se quiser deixar alguns pedaços inteiros: com uma escumadeira retirar todo ou parte do frango e de alguns vegetais. Triturar a sopa e depois adicionar o frango e o restante grão (1/3 chávena que está na lista de ingredientes).

Notas:

1 Pode usar os ossos para fazer o caldo da sopa (e retirá-los antes de triturar a sopa) ou guardá-los para fazer caldo de ossos.

2 O tempo de cozimento vai depender do tamanho que cortou os pedaços de frango. Se usar as sobrecoxas inteiras vai precisar do dobro de tempo ou mais.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: