fbpx

Sopa de legumes e feijão preto

Felizmente a minha filha adora sopa, então quando ela está doente, ou está a passar por fases em que está mais difícil para comer, faço sopas mais completas porque sei que mesmo que coma mal o segundo prato está bem alimentada.

Ir para receita.

Esta sopa ia ser apenas uma sopa de legumes que transformou-se nesta sopa de legumes e feijão porque ela está a passar por uma dessas fases e eu só tinha feijão preto no congelador. E afinal o feijão preto fica maravilhoso na sopa e esta é uma das melhores sopas que já fiz.

Esta sopa é ótima para bebés porque é muito nutritiva e pode ser oferecida a bebés a partir dos 6 meses. Lembrando que não pode usar feijão de lata porque tem sal (e às vezes outras coisas mais) e é muito importante demolhar o feijão para reduzir a possibilidade de desconforto abdominal. 

Se esta sopa for a única refeição do bebé, pode ainda adicionar um pouco de frango. Só precisa cortar um pouco de frango e adiciona-lo ao mesmo tempo que os vegetais.


Guia Completo: Como cozinhar leguminosas

Dicas de como preparar, cozinhar e armazenar para incluir mais leguminosas nas refeições do bebé e da família.


Também é super nutritiva. Os brócolos (assim como todos os vegetais de folhas veredes escuras) são um super-alimento! São ricos em proteína, ferro, potássio, cálcio, selênio e magnésio, bem como as vitaminas A, C, E, K e uma boa variedade de vitaminas B, incluindo folato, que é tão importante para bebés e crianças (assim como grávidas!).

Além disso, esta sopa também é maravilhosa para a obstipação: os brócolos e o feijão são cheios de fibras. Se o seu bebé está obstipado, retire a cenoura ou substitua-a por abóbora! Pode ainda triturar a sopa com um pouco de chia. 

Receita

Ingredientes

1 cebola

1 brócolos

1 batata doce grande

1 cenoura

1 chávena de feijão preto já cozido

2 colheres de sopa de coentros (opcional)

Azeite

Sal a gosto

Modo de preparo

Picar grosseiramente todos os vegetais.

Numa panela, refogar a cebola e a cenoura em um pouco de azeite.

Quando a cenoura e a cebola estiverem douradas, adicionar os restantes vegetais, misturar e refogar mais dois minutos.

Adicionar água fria suficiente para cobrir os vegetais.

Quando levantar fervura, reduzir o fogo para médio/baixo até os legumes estarem bem cozidos.

Passar a sopa para um liquidificador, adicionar o feijão e triturar. Alternativamente pode triturar na panela com uma varinha mágica.

Dicas: 

Quanto menos água da cozedura da sopa adicionar ao liquidificador, mais espessa ficará a sopa. Pode começar com um pouco de água (que cubra os vegetais pela metade) e ir adicionando mais água aos poucos até obter a consistência desejada.

Para uma sopa cremosa é importante triturar bem e isso leva tempo (uns bons minutos).

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: