fbpx

Sopa rápida de tomate e batata doce

Porque esta receita é tão boa

Esta sopa é uma das sopas que faço durante a semana quando tenho pouco tempo para fazer o jantar. É super saborosa, cheia de nutrientes e muito rápida de fazer. É também uma ótima opção para usar os tomates que já estão muito maduros e evitar o desperdício alimentar.

Ter sempre batata doce em casa é excelente porque a batata doce é muito versátil. Há semanas que cozo várias batatas doce inteiras e com casca e deixo-as no frigorífico para a semana. Depois faço panquecas, bolos ou esta sopa. Isto faz esta sopa ser ainda mais fácil e rápida de fazer. 

Benefícios para a saúde

O tomate é a principal fonte alimentar de um antioxidante chamado licopeno. Também é uma excelente fonte de vitamina C, potássio, folato e vitamina K. 

A batata doce é rica em um antioxidante chamado beta-caroteno (importante para elevar os níveis de vitamina A no sangue, principalmente em crianças). É rica em fibras e muito nutritiva.

A batata doce é ainda riquíssima em vitamina A, vitamina C, manganês, vitamina B6, potássio, vitamina B5 e vitamina E.

O manjericão é uma excelente fonte de vitamina K e manganês. Tem também cobre, vitamina A (na forma de carotenóides como o beta-caroteno) e vitamina C.

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 6 meses sem sal. Com sal, para bebés a partir de 1 ano.

Receita

Ingredientes

1 batata doce

2 tomates

1 cebola roxa ou cebola nova (mais doces)

Manjericão

Sal (para bebés a partir de 1 ano)

Azeite

1 colher de sopa de linhaça moída (opcional)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 190 graus.

Descascar e cortar a batata doce em pedaços pequenos.

Cortar o tomate e a cebola em 4.

Adicionar a batata, tomate e cebola a uma assadeira com um fio de azeite e assar durante 15 a 20 minutos.

Alternativa: Cozer a batata doce numa panela com água. Podes cozer a batata doce inteira com casca e descascar depois, ou descascar, cortar em pedaços e cozer. Isto permite fazer a batata na véspera e deixá-la pronta no frigorífico.

Juntar a batata, o tomate, cebola e manjericão a um liquidificador e bater com um pouco da água. Começar com 2 colheres de sopa e adicionar mais água se necessário. 

Servir com um fio de azeite, manjericão picado ou amêndoas laminadas (apenas para bebés acima de 1 ano e devem ser muito bem picadas).

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: