fbpx

O leite de aveia é o mais barato que há no mercado. E fazê-lo em casa é ainda mais barato. Se um pacote de 500 gramas de flocos de aveia biológicos custar €1,64, esta receita de leite de aveia, que rende entre 750ml a 1 litro, custa apenas 28 cêntimos

Outra vantagem de usar aveia, é que não requer planeamento. Embora o ideal seja deixar a aveia de molho e trocar a água, não é necessário. Este leite pode ser feito diretamente com a aveia do pacote, sem precisar demolhar.

Esta receita é a receita base de leite de aveia e leva apenas dois ingredientes: água e aveia. Gosto de fazê-lo assim e adicionar outros ingredientes separadamente. Mas se o teu filho ou filha não gostar do sabor do leite de aveia puro, podes fazer este leite de aveia com 1 ou 2 tâmaras (para bebés com mais de 12 meses). 

O único senão do leite vegetal de aveia feito em casa é que não pode ser aquecido porque engrossa (fica com consistência de papa quase). Então este leite é ideal para usar em receitas frias. Para fazer chocolate quente por exemplo, substitui o leite de aveia por leite de castanha de caju, leite de amêndoa ou leite de coco. 

O que vais precisar

Liquidificador: ao contrário do leite de amêndoas, qualquer liquidificador serve para fazer leite de aveia. 

Fralda de pano ou coador de leite vegetal: Quem tem ou teve bebés em casa tem sempre mil fraldas de pano à mão. E vai por mim, elas fazem um excelente trabalho a coar leites vegetais e não há necessidade nenhum de gastar dinheiro num coador especial.

Garrafa ou recipiente de vidro com tampa: Sabem aquelas garrafas de molho de tomate? Vale muito a pena guardá-las para usar para leites vegetais caseiros. Mas qualquer 

Como conservar

Este leite de aveia pode ser guardado no frigorífico numa garrafa ou recipiente de vidro com tampa durante 3 a 5 dias. É normal que o leite separe. Antes de servir só tens de misturar o leite.

Nunca congelei nenhum leite vegetal porque acho que não congelam bem, então não aconselho. Mas se já tiveres congelado, ou se congelares e der certo, deixa um comentário em baixo!

Quem pode consumir

A aveia, e consequentemente o leite de aveia, pode ser oferecido a partir dos 6 meses. Mas é importante ter em conta que não pode substituir o leite materno ou fórmula.

Cá em casa, começamos a usar leite vegetal entre os 9 – 12 meses para fazer panquecas, bolos e papas.

Receita

Ingredientes 

1 chávena de flocos de aveia grossos biológicos (ver foto)

3 a 4 chávenas de água

A quantidade de água vai depender da consistência que queres para o leite. Para um leite – ideal para acompanhar os cereais ou granola, ou para fazer papas – mais líquido usar as 4 chávenas. Para fazer smoothies ou leite com chocolate, prefiro usar apenas 3 chávenas.

Modo de preparo

Deixar a aveia de molho em água durante 15 a 30 minutos (opcional).

Se fizeres o leite com tâmaras tens de deixá-las de molho juntamente com a aveia.

Descartar a água.

Adicionar a aveia e 3 ou 4 chávenas de água a um liquidificador e bater por 45 segundos a 1 minuto.

Passar pela fralda de pano duas vezes e guardar numa garrafa ou recipiente de vidro.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: