fbpx

Esta é uma das receitas mais replicadas do blog! Ir para receita

Perdi a conta das vezes que fazemos panquecas de banana em casa. Primeiro porque todos adoramos panquecas e bananas. E porque tenho sempre muitas bananas em casa. Sempre fiz esta receita com muita frequência, mas desde que a minha filha entrou para a creche faço estas panquecas ou variações dela todas as semanas para o lanche dela na escola. 

Outra vantagem desta receita é que pode ser feita com a ajuda dos nossos filhos desde cedo:

Os bebés mais pequenos (a partir dos 15-18 meses) podem começar por misturar a massa, a cortar a banana, a virar a chávena de farinha para o bowl. Pode usar uma torre de aprendizagem para que o bebé chegue à bancada da cozinha.

Crianças mais velhas, podem fazer toda a receita com supervisão de um adulto!

Porquê esta receita é tão boa

Estas panquecas são ótimas por várias razões. São fáceis e rápidas de fazer e levam apenas 3 ingredientes (ingredientes que normalmente temos em casa)! Faço sempre a mais e deixo para o lanche da tarde quando saímos ou mando-as na lancheira para o lanche na creche (uma ótima alternativa às bolachas industrializadas!). 

Também são versáteis. Podem ser feitas com qualquer farinha, podemos adicionar o que quisermos à mistura, como mirtilos, pepitas de chocolate, mistura de especiarias, entre outros. 

Além disso, estas panquecas de banana estão no topo da minha lista de comidas para bebés de 6 meses a 1 ano. São uma opção excelente para a introdução alimentar porque os bebés conseguem facilmente agarrá-las com as mãos. 

Outra razão por gostar tanto destas panquecas é que enquanto o banana bread ou bolo de banana precisam de bananas bem maduras, estas panquecas podem ser feitas até com bananas menos maduras. As bananas não maduras fazem ainda melhor à saúde porque são compostas por amido resistente, que são muito benéficos para a saúde intestinal.

Benefícios para a saúde

As bananas são fonte de fibras, potássio, vitamina B6 (uma banana de tamanho médio pode fornecer até 33% do valor diário de vitamina B6), vitamina C e vários antioxidantes e fitonutrientes.

Um dos principais benefícios da aveia é ser um excelente prebiótico. Além disso, a aveia é uma fonte de fibras, vitaminas e minerais (magnésio, ferro, fósforo, zinco, folato, cobre, vitaminas B1 e B5). Também tem poucas calorias, sendo uma das melhores opções de hidratos de carbono. 

Os ovos são uma fonte excelente (e barata) de proteína. Os ovos são também ricos em selênio, vitamina D, B6, B12 e minerais como zinco, ferro e cobre. Mais da metade da proteína de um ovo é encontrada na clara do ovo, que também é rica em vitamina B2 e tem menores quantidades de gordura que a gema. As gemas contém mais calorias e gordura do que as claras e são uma fonte de vitaminas lipo-solúveis A, D, E e K.

Quem pode consumir 

Toda a gente. Incluíndo bebés a partir dos 6 meses em fase de introdução da alimentação complementar, mas só depois do bebé ter sido introduzido ao ovo e à banana separadamente. O ovo é um alergénico comum e por isso deve ser introduzido aos poucos para testar reacção. Por isso não pode oferecer estas panquecas se o bebé nunca tiver consumido ovo.

Guia completo de introdução da alimentação complementar

Receita

Faz 8 mini-panquecas

Ingredientes

1 banana madura

1 ovo

2 colheres de sopa de farinha de aveia

¼ colher de chá de canela (opcional)

Modo de preparo

Amassar a banana e misturar o ovo.

Adicionar a farinha e canela.

Se estiver muito líquida, adicionar mais uma colher de sopa de farinha de aveia.

Grelhar numa frigideira antiaderente untada com um pouco de óleo de coco ou azeite.

Ideias para variar as panquecas

Quando a massa estiver misturada, pode adicionar 1/4 de chávena de:

  • Mirtilos (os mirtilos se não forem muito grandes), explodem em contacto com o calor.
  • Morangos (fatiados finos e depois cortados em pedaços)
  • Framboesas ligeiramente amassadas
  • Pepitas de chocolate (+ 2 anos)

Ideias para servir

Iogurte natural, frutos vermelhos e nozes

Manteiga de amendoim, banana, kiwi e canela

Xarope de ácer e mirtilos (para bebés com mais de 2 anos)

Substituições

Pode substituir a farinha de aveia por qualquer farinha. Algumas opções: farinha de espelta, ½ farinha de espelta + ½ farinha de amêndoa, farinha de trigo integral ou mesmo farinha de trigo branca.

Dicas

Se tiver máquina de waffles pode fazer esta receita na máquina. Esta receita dá um waffle redondo. O ideal é juntar 1/2 colher de chá de fermento.

Outras receitas semelhantes

Panquecas de amêndoa

Panquecas de maçã (vegan)

Panquecas sem banana

Panquecas de laranja e cenoura

Crepes simples

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: