fbpx

Curcuma

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

Curcuma, Açafrão-da-Índia, Açafrão-da-terra ou gengibre amarelo são alguns dos nomes pelos quais esta especiaria é conhecida. De facto, o seu aspeto assemelha-se a um gengibre, mas com uma cor interior amarela/alaranjada mais viva!

São poucas as superfícies comerciais que oferecem a curcuma na sua versão “fresca”. Contrariamente, o seu pó pode ser encontrado em qualquer supermercado na zona das especiarias. A cúrcuma em pó tem, tal como a sua versão fresca, uma cor laranja muito característica. 

A curcuma é amplamente usada na culinária indiana, asiática e tailandesa, mas nos últimos anos a sua popularidade tem aumentado mesmo nos países ocidentais. Tem sido procurada não só pelo sabor que confere mas também pela cor que deixa os pratos mais atrativos.

Idealmente, deve-se armazenar o pó em frasco de vidro, num local seco e longe de fontes de calor intensas. Quando fresco, pode ser guardado num local seco ou no frigorífico.

Nutricionalmente, é difícil averiguar, na prática, o seu contributo. Apesar de fornecer quantidades aparentemente apreciáveis de caroteno, potássio, fósforo e magnésio, estes valores são por 100g de curcuma. Na prática, esta é uma porção muito grande de condimento e muito difícil de incluir esta quantidade de uma só vez.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão com moderação.

Pode causar alergia: A alergia a condimentos não é comum, mas é geralmente subdiagnosticada. Comece por usar condimentos isoladamente. Se não verificar reações pode começar a misturar diferentes condimentos e elaborar sabores distintos

Representa risco de engasgo: A curcuma em pó não parece apresentar riscos consideráveis.  Em geral, o alimento fornecido será o fator preponderante de engasgo.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer a curcuma

A curcuma e outros temperos (no geral) são ótimas opções para conferir diferentes sabores e cores aos alimentos. 

A criança pode e deve, desde o início, ser alimentada com a comida da família, que deve ser preparada sem sal até aos 12 meses. Por este motivo, os temperos naturais desde a cebola ao alho e até mesmo às ervas e especiarias podem ser usados para temperar a comida, devendo-se dar primazia sempre a estes e evitar temperos prontos em pó, em cubos ou líquidos.

Famílias que estejam habituadas a comidas muito picantes devem ter atenção a este ponto. Podem retirar a porção para o bebé e após isto reforçar os condimentos.

BLW:

Em geral utiliza-se mais com comidas salgadas.  A curcuma é bastante usada no tempero de carnes, mas também é um ótimo condimento para vegetais salteados ou assados e comida com molhos como caril. Mas na verdade pode ser adicionado a qualquer prato.

Poucas são as pessoas que costumam adicionam a curcuma ao arroz; surpreendentemente, é uma forma de modificar a cor e até mesmo o sabor, dando assim outra faceta a um alimento tão comum.

Introdução convencional: 

A curcuma pode ser adicionada às sopas. Depois de processar a sopa pode temperá-la cuidadosamente, testando sempre. É uma excelente forma de ir oferendo sabores diferentes! Comece com uma pitada no prato do bebé e vá evoluindo gradualmente.

Escrito por:
Raquel Gomes, estudante de nutrição na Universidade do Porto e autora da página de Instagram Sem Papas e Bolos. Divide o tempo livre entre redação de artigos, criação de posts informativos e formações na área da nutrição. Adora ciência e comunicá-la é uma das suas paixões.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: