fbpx

Como cozinhar millet

Millet, também conhecido como painço, milho miúdo ou milhete é um grão ancestral sem glúten. O millet é um grão redondo, pequeno e amarelo, que parece uma semente. Se perguntar à sua avó, ela provavelmente dir-lhe-á que antigamente se dava millet aos pássaros.

O millet é muito nutritivo, contendo fibras, ferro, vitaminas B e cálcio. É também um alimento sem glúten e alcalino, o que o torna fácil de digerir.

É por isso uma alternativa excelente ao arroz ou massa, assim como a quinoa, cuscus ou trigo sarraceno. Por ter um gosto muito suave, é muito versátil e pode ser usado tanto em pratos salgados como em pratos doces, assim como nas papas dos bebés.

Apesar dos múltiplos benefícios à saúde, o millet, assim como as leguminosas, contém fitatos (ou ácido fítico), que são anti-nutrientes e por isso interferem com a absorção de alguns nutrientes, como é o caso do potássio, cálcio, ferro, zinco e magnésio. Demolhar o millet, como fazemos com o feijão e o grão, é por isso muito importante.

Como cozinhar millet

Lave bem o millet e demolhe durante 4 a 6 horas, ou se quiser durante toda a noite. Demolhar o millet torna o cozimento muito mais fácil e reduz o ácido fítico.

Descarte a água, lave o millet e coza-o durante 15 a 20 minutos.

Para substituir o arroz

Pode usar água no cozimento do millet, mas assim como com a quinoa, cozer o millet em caldo de vegetais ou caldo de frango, dá-lhe muito mais sabor.

Coza o millet na proporção de 1 chávena de millet para 2 chávenas de água.

Deixe levantar fervura e depois reduza o fogo para médio-baixo e coza até a água evaporar. Isto normalmente leva 15 a 20 minutos.

Sugestão de acompanhamento: Millet com vegetais. Para crianças com menos de 5 anos cortar o tomate em 4, 8 ou mais pedaços.

Para fazer hambúrgueres

Por causa da sua consistência e sabor neutro, o millet é excelente para fazer hambúrgueres ou mesmo croquetes. Pode usá-lo para dar liga a hambúrgueres vegetarianos, ou fazer croquetes de millet.

Para fazer papas

O millet é uma ótima opção para substituir a aveia nas papas de aveia e tem um gosto mais suave do que a quinoa.

Para fazer papas com millet só tem de cozer o millet em 3 vezes a água. Opcionalmente pode cozer o millet em metade água, metade leite vegetal ou mesmo leite de vaca para bebés a partir de 1 ano.

Depois do millet estar cozido, tritura-lo com leite vegetal, alguma fruta (maçã, pêra, banana, manga), chia ou linhaça e manteiga de amêndoas.


Veja esta receita de papa de millet, maçã e amêndoa.


Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: