fbpx

Esta receita de bolachas de cacau é super fácil de fazer, leva pouquíssimo açúcar e é perfeita para o Natal! Continue a ler para ver os ingredientes e modo de preparação.

 

Se há algum tipo de alimento difícil de encontrar em supermercados, são bolachas para crianças com pouco açúcar. As que encontramos normalmente além de açúcar refinado, têm ingredientes menos bons como gordura saturada, aditivos, conservantes. Nas mercearias biológicas encontramos algumas opções melhores, mas nenhuma delas deixa-me totalmente confiante de oferecer aos meus filhos, especialmente ao Duarte que é mais novo.

 

Além disso, a bolacha maria aparece diariamente na ementa da escola da Madalena, tal como acontece em boa parte das creches e jardins de infância em Portugal! Por isso, desenvolver receitas de bolachas apenas com ingredientes bons está sempre na lista de tarefas. Preciso ter alternativas mais saudáveis para as lancheiras da escola. E agora com o Natal está a chegar, é a altura para fazer estas bolachas de cacau.

Estas bolachas de cacau são absolutamente deliciosas! Nem parece que levam tão pouco açúcar. O segredo? Usar farinha de castanhas, que tem um sabor adocicado! Além disso, o cacau, o mel, as especiarias e a amêndoa combinam muito bem. Estas bolachas fazem tanto sucesso cá em casa que acabam em poucos dias!

A partir de que idade podem ser oferecidas a bebés?

Por causa do mel e do cacau, estas bolachas podem ser consumidas por bebés a partir dos 2 anos. No entanto é possível adaptar para bebés a partir dos 12-15 meses. Só precisa substituir o cacau por alfarroba, e substituir o mel por puré de maçã ou por uma mistura de manteiga de amêndoas e azeite na mesma quantidade.

 

A textura destas bolachas (e de nenhuma bolacha, na minha opinião) não é segura para bebés com menos de 12-15 meses.

Os ingredientes destas bolachas de cacau 

Farinha de castanhas: A farinha de castanhas ainda é muito pouco conhecida, mas é maravilhosa! É cheia de fibras, é sem glúten e tem um gosto adocicado que faz com que se tenha de usar menos açúcar nas receitas de bolachas e bolos. Aliás, temos uma receita de bolo de banana sem açúcar feita com farinha de castanhas que é deliciosa! Perfeita para o bolo do primeiro aniversário do bebé!

Mel: Eu adoro combinar cacau com mel. Muito mais do que com açúcar comum.No entanto, pode usar geleia de arroz, agave ou xarope de ácer.

Além desses 2 ingredientes, uso também: cacau 100% (ou seja apenas cacau, sem outros ingredientes e sem açúcar), manteiga de amêndoas, azeite (que pode substituir por óleo de coco), flocos de aveia e especiarias.

Perfeitas para fazer com as crianças

Bolachas são o tipo de atividade perfeita para fazer com as crianças na cozinha. Bebés e crianças mais pequenas podem esticar a massa, usar os cortadores de bolachas ou misturar os ingredientes. Crianças mais velhas podem até medir os ingredientes. É normalmente uma atividade que as crianças adoram fazer. E se tiver uma torre de aprendizagem, o bebé pode começar a participar mal consiga ficar bem em pé sem apoio. 

Bolachas de cacau

Estas bolachas são perfeitas para fazer com as crianças no Natal!
Prep Time 5 minutes
Cook Time 15 minutes
Course Dessert, Lanche
Cuisine +2 anos
Servings 8 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 chávena farinha de castanhas ou aveia
  • 2 colheres de sopa flocos finos de aveia
  • 1 colher de sopa cacau em pó
  • 2 colheres de sopa manteiga de amêndoas
  • 2 colheres de sopa azeite
  • 2 colheres de sopa mel ou geleia de arroz; opcional
  • 1 colher de sopa bebida de amêndoas
  • pitada de sal
  • 1/4 colher de chá cada uma: canela, gengibre em pó, noz moscada

modo de preparo
 

  • Pré-aquecer o forno a 170 graus.
  • Numa tigela, juntar a farinha, flocos de aveia, cacau em pó e especiarias.
  • Fazer um buraco no meio e adicionar o azeite, manteiga de amêndoas, bebida de amêndoas e mel (caso esteja a usar).
  • Misturar com uma espátula, e auando a massa já estiver formada, finalizar com as mãos.
  • Transferir a massa para uma superfície limpa (pode ser diretamente na assadeira).
  • Esticar a massa por completo com a ajuda de um rolo de cozinha e cortar com os cortadores de bolachas.
    Se não tem cortadores, fazer bolinhas e espalmar cada uma com a mão.
  • Se não tiver esticado a massa na bancada da cozinha, transferir as bolachas para uma assadeira e assar por 10 a 15 minutos. Estas bolachas assam muito depressa!
  • Deixar as bolachas arrefecer na assadeira. As bolachas saem ligeiramente moles do forno, mas vão ficar rijas fora do forno.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Discover more from Comida de Bebé

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading