As papas de aveia são um pequeno-almoço ou lanche super nutritivo e muito fácil de fazer. Cá em casa fazemos estas papas ou variações com millet ou quinoa quase todos os dias. Por ser uma papa quente é perfeita para as manhãs frias de outono e inverno.
Esta papa de aveia pode ser consumidas logo a partir dos 6 meses. O ideal é começar com leite materno e depois passar para o leite vegetal, caso queira. O leite de vaca, pelo menos em Portugal, não é recomendado antes dos 12 meses, nem em preparos como papas.
Lembre-se que a amêndoa é um alergénico comum, por isso se é a primeira vez, comece com uma quantidade pequena. Veja como introduzir alergénicos neste artigo.
A aveia e a banana são muito ricas em fibras (importante para um sistema digestivo saudável), vitaminas e minerais. A aveia é rica em manganês, fósforo, magnésio, vitamina B1, cobre, ferro, zinco e folato. A chia tem antioxidantes, proteína, cálcio, manganês, magnésio e fósforo.
A banana madura e não madura têm um perfil nutricional diferente: Os hidratos de carbono nas bananas verdes consistem principalmente em amido e amido resistente, mas, à medida que a banana amadurece, o amido transforma-se em açúcar (glicose, frutose e sacarose). Para estas papas, prefiro usar bananas não maduras e deixar as bananas maduras para panquecas e bolos sem açúcar.
Os flocos de aveia cozinhados ficam muito macios, mas nesta receita trituramos a papa de aveia para ficar quase com consistência de mousse ou papa cremosa. Mas pode optar por não triturar.

Papas de aveia e banana
Utensílios
- Processador de alimentos ou varinha mágica
Ingredientes
- 2 colheres de sopa flocos finos de aveia
- 80 ml bebida vegetal / leite materno / água leite de vaca apenas +12 meses
- 1 pedaço de casca de limão
- 1 pau de canela
- 1/2 banana grande
- 1/4 colher de chá sementes de chia ou farinha de linhaça (uma pitada)
- 1 colher de chá manteiga de amêndoas ou amendoim
- 1 colher de sopa leite materno/artificial/bebida vegetal para triturar
- 1 a 2 colheres de sopa iogurte natural sem açúcar (opcional)
Toppings opcionais:
- puré de maçã, puré de pêssego, puré de frutos vermelhos
modo de preparo
- Cozer a aveia na água ou leite com a casca de limão e pau de canela. Deixar ferver e cozer em fogo baixo sempre a mexer. Esta quantidade de aveia coze em 5 minutos no máximo.
- Juntar a meia banana e a chia ou linhaça e triturar a papa de aveia com o leite materno/artificial/bebida vegetalA papa deve estar bem consistente, mas para uma papa mais líquida, junte mais leite ou bebida vegetal.
- Juntar a manteiga de amêndoas, o iogurte e servir.
Notas
Esta quantidade dá para duas papas para um bebé de até 1 ano. É só guardar metade no frigorífico num recipiente de vidro de um dia para o outro. No dia seguinte, junte um pouco mais de leite materno ou leite artificial e sirva a papa.
Estas papas de aveia são deliciosas e podem ser comidas tanto por bebés e crianças como por adultos. Pode duplicar ou mesmo tripesta receita e tem um pequeno almoço ou lanche para um adulto e um bebé.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.