fbpx

Falafel

Falafel é das minhas comidas favoritas e a minha filha comeu falafel pela primeira vez aos 9 meses e adorou. Desde então já comeu esta falafel e uma versão que usa fava em vez de grão de bico mais de 5 vezes.

Esta receita dá algum trabalho mas rende muitas bolinhas de falafel (entre 30 a 40). Gosto de fazê-la nesta quantidade porque este falafel congela muito bem já pronta, então faço esta receita e congelo sempre metade. No dia que for utilizar, retiro as bolinhas de falafel do congelador e aqueço-as no forno. Se não quiser ter o trabalho de fazer e fritar 40 bolas de falafel, só tem de dividir a receita ao meio.

Quem pode consumir

Para bebés pequeninos, fazer algumas falafel em formato de croquete para ser mais fácil de agarrar. Apesar de ser frita em azeite, e só ter ingredientes saudáveis, eu não ofereceria falafel a um bebé com menos de 9 a 12 meses porque pode causar algum desconforto intestinal.

O demolho (neste caso de pelo menos 12 horas) já ajuda a fermentar as leguminosas fora do nosso organismo, mas uma forma de ajudar o processo é pingar algumas gotas de limão na água do demolho. 

Notas sobre esta receita de falafel

Grão de bico cru: Esta receita não pode levar grão de bico cozido ou em lata porque o grão cozido tem muita água e ia tornar a mistura numa papa. Então é muito importante que seja usado o grão de bico seco e demolhado durante pelo menos 12 horas (para amaciar o grão).

Assar em vez de fritar: Nunca assei esta falafel, porque não tenho a certeza que a mistura vai cozinhar totalmente no forno. Se experimentar assar, depois diga-nos como ficou! 

Óleos: Como tudo na vida é importante balanço. Comemos frituras, mas com moderação e usamos sempre gorduras saudáveis para fritar. Cá em casa usamos azeite e às vezes óleo de coco. O azeite é o melhor óleo para fritar porque não sofre alterações a temperaturas muito elevadas. Outra opção boa, mas muito cara, é o óleo de abacate.

Farinha de grão de bico: A farinha de grão de bico funciona muito bem com esta receita e torna-a sem glúten. Compra-se em mercados biológicos, como o Celeiro ou Miosótis e é excelente para fazer bases de quiches ou tortas salgadas. Para esta receita, dá para usar qualquer farinha, de trigo ou de espelta, no lugar da farinha de grão de bico.

Receita

Ingredientes

500g de grão de bico seco e cru

1 cebola roxa

3 dentes de alho

1 molho de salsa 

½ molho de coentro

2 colher de sopa de farinha de grão de bico

2 colheres de chá de cominho

1 colher de chá de coentro em pó

1 colher de chá de fermento

Sal e pimenta preta a gosto

Azeite

1 colher de sopa de sementes de sésamo (opcional)

Modo de preparo

Deixar o grão de bico de molho em água durante 12 a 24 horas. É muito importante adicionar água suficiente porque o grão vai triplicar de tamanho.

No dia seguinte coar a água do demolho, lavar o grão.

Adicionar todos os ingredientes num robot de cozinha e triturar. 

Com uma colher, formar bolas com a massa e espalmá-las.

Fritar em azeite ou óleo de coco.

Dicas

Servir as bolinhas de falafel com cuscuz marroquino, húmus e salada de tomate e pepino ou no pão árabe com salada, húmus e molho de iogurte.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: