fbpx

O pudim de chia é uma opção muito nutritiva e uma ótima forma de variar o pequeno-almoço ou lanches de bebés. Pode ser oferecido a bebés desde os 6 meses.

Este pudim de chia fica pronto em menos de cinco minutos e é perfeito para fazer na véspera. No dia só precisa cortar a fruta e servir. Continue a ler para aprender a preparar.

Além disso, a chia quando hidrata num líquido incha, formando uma espécie de gel. Uma consistência muito diferente e interessante para o bebé descobrir e explorar tanto na mão como na boca.

Precisa de ideias para os pequenos-almoços? O ebook “Um mês de pequenos-almoços” contém planeamento, refeições e dicas de preparo de 4 semanas de pequenos-almoços!

Posso oferecer sementes de chia ao meu bebé?

As sementes de chia são um alimento fantástico Contém uma série de nutrientes que ajudam o bebé a crescer e saudável: são uma fonte de proteína completa (sim, contém todos os 9 aminoácidos essenciais!), são uma fonte excelente de fibra solúvel (saúde gastrointestinal), ômega-3, ferro (desenvolvimento neurológico), cálcio (ossos saudáveis) e fibra solúvel (saúde gastrointestinal), entre outros.

As sementes de chia podem ser introduzidas na alimentação do bebé desde os 6 meses, mas com alguns cuidados:

Devem ser sempre hidratadas (num líquido como neste caso) ou trituradas e misturadas a outro preparo, uma vez que representam risco de engasgamento (por aspiração).

Devem entrar na alimentação do bebé como qualquer outro alimento – não existem super alimentos! Variar, variar e variar a comida do bebé (e da família) é a chave para uma alimentação equilibrada!

Ingredientes do pudim de chia

A receita base leva apenas:

  • Leite: Até aos 12 meses o melhor é ser o leite do bebé (leite materno ou leite fórmula). Isto é ainda mais importante se o bebé fica muitas horas sem a mãe. Pode também usar bebida vegetal sem açúcar (gosto de usar enriquecida com cálcio). Se o bebé tem mais de um ano e já consome leite de vaca, também pode usar
  • Sementes de chia
  • Fruta cortada para servir
  • Opcionais: manteiga de amendoim ou de um fruto gordo, amêndoas trituradas, coco ralado, granola (triturada para bebés e crianças pequenas)

Que bebida vegetal oferecer ao bebé? Descubra as melhores opções de bebida vegetal à venda nos supermercados.

pudim de chia bebé

Pudim de chia para bebés

Esta receita é super nutritiva, fica pronta em menos de cinco minutos e pode ser feita na véspera. Para bebés desde os 6 meses.
Prep Time 5 mins
Cook Time 0 mins
Course Pequeno-almoço
Cuisine + 6 meses, Vegan
Servings 1 dose

Utensílios

  • 1 recipiente com tampa

Ingredientes
  

  • 1/3 cup bebida vegetal ou leite do bebé 80 ml
  • 1 colher de sopa sementes de chia
  • 1 colher de sopa puré de maçã
  • 1 figo fresco
  • 1/4 colher de chá canela em pó

modo de preparo
 

  • Num recipiente de vidro com tampa, juntar o leite bebida vegetal e as sementes de chia.
  • Misturar bem e reservar 5 minutos.
  • Misturar novamente, fechar e levar ao frigorífico por pelo menos 4 horas.
  • Na hora, servir com o puré de maçã, a canela e o figo cortado em pedaços.

Como conservar:

  • Se usar leite materno/fórmula: conservar no frigorífico por até 24 horas.
  • Se usar bebida vegetal: pode ser conservado no frigorífico por até 3 dias.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: