fbpx

Ementa Semanal: #1 / 2021

Bom ano! Estamos a voltar à rotina lentamente e ainda não estou a 100% mas esta semana pelo menos, já consegui preparar uma ementa. Ainda estou a cozinhar basicamente todos os dias. Mas vamos chegar ao ritmo de 2020!

A ementa desta semana (semana número 1 de 2021) já está disponível para download – só precisa salvar a imagem. Como as das semanas anteriores tem pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares de segunda a sexta.

Ir para ementa.

Os links para as receitas estão todos no final deste artigo. Algumas ainda não têm link, porque não estão no blog. Nesse caso deixo uma explicação simples. Esta ementa é feita para toda a família (pai, mãe e bebé de 2 anos). Comemos todos o mesmo desde que ela tem 9 meses. Qualquer adaptação que tenha de ser feita para bebés com menos de 12 meses, deixo uma nota em baixo.

Esta ementa é a ementa de toda a família cá em casa. Um bebé de 1 ano normalmente já pode (e deve!) comer a mesma comida que toda a família e por isso estas ementas são aptas para bebés a partir dessa idade. Lembrando que a ideia destas ementas é servirem de inspiração. Pode sempre adaptar à sua família.

Notas sobre o planeamento desta semana

Como estou a cozinhar no dia-a-dia em vez de fazer ao domingo, estou a aposta em receitas simples e rápidas. Tem sido uma ajuda incrível estas receitas. À exceção dos croquetes, todas elas são feitas em menos de 30 minutos. Mas deixo aqui algumas dicas para ajudar no preparo:

Na segunda-feira perdi mais algum tempo na cozinha antes do jantar mas consegui fazer o seguinte:

Cozi o feijão na panela de pressão (5 minutos), coei a água e reservei. Na mesma panela fiz a sopa de legumes com o caldo do feijão e algum feijão que sobrou.

Enquanto a sopa fazia fiz os croquetes. Guardei no frigorífico para assar ao almoço do dia seguinte.

Numa panela ao lado fiz a bolonhesa. Depois na panela da sopa cozi a massa.

Assim segunda-feira consegui preparar: almoço de terça e quarta e jantar de segunda e terça-feira.

Também aproveitei e cozi quinoa para as papas de terça e quarta-feira.

Depois volto a cozinhar na quarta-feira à tarde:

Fazer o pesto de ervilhas

Cortar as curgetes

Preparar o arroz de frango e lentilhas

Cozer a aveia para as papas de quinta e sexta.

Como me organizo na cozinha para ter menos trabalho

Esta semana pensei em receitas rápidas e simples de fazer. Dá muito jeito ter essas receitas à mão. Poucos ingredientes, rápidas mas muito nutritivas. Estou a criar um e-book com várias receitas assim.

O pequeno-almoço e os lanches

Esta semana temos papas para o lanche da tarde. Estou a variar nos cereais e a testar combinações novas. No fim-de-semana vou experimentar fazer um smoothie com vegetais para ver se ela gosta. Se der certo, incluo-o na ementa da semana seguinte. Também vamos fazer as panquecas de maçã, que são maravilhosas e ótimas tanto para pequeno-almoço como para o lanche.

O lanche da manhã é sempre fruta como sempre. Se ela tiver comido pouco ao pequeno-almoço também adiciono um queijo Babybel ou frutos secos (que corto em pedaços pequenos porque os frutos secos representam risco de asfixia até aos 4 anos).

Os fins-de-semana

Este fim-de-semana fizemos petiscos, lasanha e tacos de tofu panado. Falei sobre a lasanha nos stories da nossa conta de Instagram: os bebés e crianças pequenas podem achar esse tipo de pratos como lasanhas, tacos, muito assustadores. Tudo misturado, não conseguem identificar nada no prato. A melhor forma é oferece-los desconstruídos: no caso da lasanha, massa para um lado e recheio para o outro.

Ementa da semana # 1 / 2020 (de 11 a 15 de Janeiro):

Na ementa desta semana temos (com links para as receitas):

Massa à bolonhesa

Esta massa à bolonhesa é inspirada no hambúrguer com vegetais escondidos. Leva brócolos, alho francês e abóbora e é deliciosa. Aproveitei e fiz ao mesmo tempo que a sopa e acabei por usar a abóbora que cozi na sopa.

Esta bolonhesa pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Até aos 9-12 meses prefira massas mais largas como rigatoni, penne, fusili. Prepare-se para um momento de muita sujidade e diversão!!

Croquetes de feijão preto, arroz basmati e salada de abacate – Receita em breve

A receita dos croquetes ainda vou publicar, mas é feito com feijão e uma mistura de vegetais refogados. Depois sirvo com arroz basmati e uma salada de abacate, tomate cereja e milho.

Para bebés a partir dos 6 meses: Estes croquetes são ótimos para bebés que ainda não fazem pinça fina e podem ser oferecidos logo a partir dos 6 meses. Pode servir com tiras de acabate panadas em linhaça, para ser mais fácil agarrar, ou abacate esmagado e oferecido numa colher. O arroz sirva em bolinhos como explicamos aqui. Tomate cereja não se pode oferecer a bebés, nem cortados. Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, cortar em 4, 6 ou 8 (dependendo do tamanho do tomate).

Arroz de frango e lentilhas

Este arroz é um sucesso cá em casa! Super fácil de fazer, delicioso e cheio de vegetais escondidos. Também leva lentilhas, que são um super alimento e podem ser oferecidas a partir dos 6 meses.

Para bebés com menos de 1 ano, explicamos no artigo da receita do arroz o passo a passo.

Massa com pesto de ervilhas, curgetes grelhadas e ricota

Esta receita fica deliciosa e é outra receita super simples de fazer. Cozo as ervilhas e trituro-as com manjericão como um pesto. Grelho as curgetes e rego com azeite, um pouco de limão e raspas de limão. Sirvo a massa com o pesto, as curgetes, e um pouco de ricota por cima.

Para bebés com menos de 1 ano, servir a massa misturada com o pesto ou o pesto de ervilhas à parte e numa colher e a curgete cozida ou grelhada e cortada em tiras da largura de um dedo. A curgete tem de estar macia o suficiente para conseguir esmagá-la com a ponta dos dedos. Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, já pode cortar a cortar a curgete em pedaços pequenos (ela continua a precisar de estar macia)

Falafel

Faço o falafel como explico nesta receita, mas junto espinafres na trituradora para fazer massa. Sirvo com húmus e quinoa salteada com furtos secos (uma versão deste cuscus marroquino)

Este é um prato mais difícil de oferecer a bebés com menos de 12 meses, mas pode adaptar os ingredientes. Coza um pouco do grão e faça bolinhos de grão, quinoa e espinafres. Pode servir assim ou assar por alguns minutos.

Sopa de legumes e feijão

Fiz esta sopa mas cozi os legumes no caldo de feijão desta vez. É uma das sopas favoritas aqui em casa!

Sopa de couve-flor

Esta sopa é uma excelente forma de introduzir a couve-flor para bebés em introdução alimentar convencional, porque sabe mesmo a couve-flor! Pode encontrar a receita aqui.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: